Protozoários
Os protozoários são seres pertencentes ao Reino Protista, cujo tamanho pode variar entre 2 e 1000 μm. São seres unicelulares, ou seja, formados por uma única estrutura celular, sendo a maioria heterotrófica (não sintetizam seu alimento). Os protozoários são eucariontes, o que significa que têm o núcleo celular envolvido por uma membrana chamada de carioteca.
Filos
Estes seres microscópicos são agrupadas em quatro filos: Sarcodina, Flagellata, Ciliophora e Sporozoa, tendo como ênfase a mobilidade dos organismos conforme a atuação do mecanismo locomotor e seus anexos.
A classificação dos protozoários segundo o sistema locomotor:
- Filo Sarcodina → locomoção caracterizada pela emissão de pseudópodes (Entamoeba histolítica);
- Filo Flagellata → deslocamento através de flagelos (Trypanosoma cruzi e Trichonympha);
- Filo Ciliophora → movimentação mantida por curtas e numerosas estruturas ciliares (Paramécium);
- Filo Sporozoa → não possui apêndices locomotores, sua dispersão é realizada através de esporos (Plasmodium vivax, causador da malária).
Principais características dos protozoários

Foto de uma ameba, protozoário pertencente ao Filo Sarcodina
Esse reino é formado por cerca de 45 mil espécies. Existem espécies que vivem em ambientes úmidos, mas a maior parte delas vive ambientes aquáticos de água doce ou salgada.
As trocas gasosas e a absorção e excreção de substâncias são realizadas pela membrana plasmática, que pode ser simples ou recoberta por uma carapaça calcária rígida. Após a ingestão de partículas externas, são formadas estruturas chamadas de vacúolos digestivos, onde é feita a digestão. Este vacúolo é excretado juntamente com os resíduos.
A reprodução dos protozoários pode ser feita tanto de forma assexuada, por divisão binária, quanto sexuadamente, onde há a fusão desses organismos, a formação de zigoto e uma posterior divisão. Esse processo garante a recombinação genética.
Estes indivíduos possuem três tipos de estruturas locomotoras: os pseudópodes, os cílios e os flagelos.
Doenças Causadas por Protozoários
Os protozoários são responsáveis por causar algumas doenças nos seres humanos. Essas doenças são chamadas de protozooses. Dentre as principais protozooses, destacam-se a amebíase, doença de Chagas, malária, leishmaniose e toxoplasmose.
Elas podem ser transmitidas de diversas formas diferentes. A fecal-oral, a contaminação por agentes hematófagos e a que ocorre através de relações sexuais são as formas mais comuns.
A ingestão de água contaminada pode causar a amebíase. Já a Doença de Chagas e a malária são causadas pela picada do mosquito contaminado. A tricomoníase é transmitida de uma pessoa para outra através da relação sexual.
É importante conhecer as formas de contágio das protozooses para saber como evitá-las. Primeiramente, é preciso ter uma boa higiene, tanto corporal, como no ambiente em que vive. Veja abaixo alguns hábitos que podem prevenir as doenças causadas por protozoários:
- Lavar bem as mãos, usando água e sabão, sempre que for ao banheiro;
- Lavar as mãos antes das refeições;
- Lavar bem os alimentos, principalmente os que são consumidos crus. Pode-se deixar de molho em uma solução de água sanitária e água, na proporção de uma colher para cada litro de água;
- Filtrar ou ferver a água antes de beber;
- Usar preservativo em toda relação sexual;
- Evitar o aparecimento de mosquitos em casa, usando mosqueteiros nas janelas.