Tchecoslováquia

República socialista situada na Europa central, a Tchecoslováquia limita-se ao norte com a Polônia, a leste com a União Soviética, ao sul com a Hungria, a sudoeste com a Áustria, a oeste com a República Federal da Alemanha e a noroeste com a República Democrática Alemã. Tem 127.877 quilômetros quadrados de área e  uma população de 15.600.000 (estimativa de 1993). Praga é a capital.

A Tchecoslováquia apresenta três regiões características: a Morávia, um sulco aos pés dos Alpes, que separa as outras duas regiões; a Boêmia, atravessada pelos vales dos rios Vltava, Ohre e Berunka, e que se distingue pelo “quadrilátero da Boêmia”, um conjunto de maciços montanhosos; e a Eslováquia, a área mais montanhosa do país, cujas altitudes ultrapassam em média os 2.000 metros, constituindo os chamados Cárpatos eslovacos.

Tchecoslovaquia

Bandeira da Tchecoslováquia

História

País formado em 1918 com territórios do desfeito Império Austro-Húngaro, a Tchecoslováquia passou a congregar diversas nacionalidades. Apoiada pela Alemanha e pela Hungria, a Eslováquia apresenta forte movimento separatista. Com o Pacto de Munique de 1938, a Alemanha nazista obteve a região dos Sudetos, enquanto a Polônia e a Hungria se apoderaram de outras partes da Tchecoslováquia. Em março de 1939, a Alemanha criou e ocupou o “Protetorado da Boêmia-Morávia”, ficando a Eslováquia nominalmente independente. A unificação do território só se realizou em 1945, quando a resistência tcheca e as tropas soviéticas expulsaram os alemães. Saindo como partido majoritário das eleições de 1946, os comunistas formaram com outros setores da esquerda um governo de frente nacional, que em 1948 consolidou-se no poder. A Constituição de 1960 define o país como república socialista.

Economia

Economicamente, a Tchecoslováquia dispõe de recursos minerais e energéticos, e é o mais importante país industrial do centro da Europa. Caracteriza-se o setor pela diversificação dos materiais produzidos e pelo elevado grau de produtividade. Os antigos desníveis entre os tchecos e os eslovacos foram combatidos mediante a reforma agrária e a industrialização da Eslováquia.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *