Os Primatas

Pertencentes à classe dos Mamíferos, a maioria dos primatas vive sobre árvores, e tem olhos dirigidos para a frente. Algumas espécies terrestres têm postura mais ou menos ereta. Têm muita agilidade corporal e boa coordenação motora, mãos e pés grandes e com cinco dedos distintos. O aspecto mais importante desses animais é o desenvolvimento do cérebro (muito grande em relação ao corpo). São raros os primatas quadrúpedes e os que vivem exclusivamente na terra.

Os Primatas distribuem-se pelas regiões quentes e a maioria vive nas florestas.

A ordem dos Primatas é dividida em subordens: os prossímios (mais primitivos) e os antropoides (mais evoluídos).

Divisões dos Primatas

primata

Exemplo de primata

Os prossímios dividem-se em três infra-ordens: lemuriformes, lorisiformes e tarsiformes. Cada infra-ordem subdivide-se em famílias e cada família é caracterizada por tipos diferentes de animais. Em geral, eles se alimentam de frutas, insetos, pequenos animais, ovos ou vegetais; seu tamanho pode variar entre 10 centímetros e 1 metro de comprimento. Alguns se assemelham a raposas e outros a coelhos, ratos ou gatos; uns andam somente com a fêmea, outros vivem em grupos de oito a dez.

Os antropoides dividem-se em três super-famílias: ceboideos (Macacos do Novo Mundo), cercopitecoideos (Macacos do Velho Mundo) e hominoideos (grandes macacos parecidos com o homem e o próprio homem). Eles se caracterizam pelo crânio muito volumoso que tende a predominar sobre a face (em consequência disso, o focinho está desaparecendo). Vivem, principalmente, nas árvores, embora alguns tenham se adaptado à vida no chão: em geral têm hábitos diurnos e se alimentam de frutos e ovos. A superfamília dos hominoides apresenta duas famílias: pongídeos (gorila, orangotango, etc.) e hominídeos, representada pela espécie restante: o homem.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *