Aposematismo

Este nome estranho é usado para indicar a capacidade que alguns animais têm de espantarem seus predadores através do uso das cores fortes no corpo. O aposematismo é uma característica adaptativa, que é usada também por alguns vegetais. As cores fortes indicam que o animal é venenoso, ou pode expelir algum tipo de substância nociva ao seu predador. Sabendo disso, seus predadores desistem de capturar este tipo de presa.

As cores mais comuns usadas por esses animais são a vermelha, a amarela, a verde, a azul e a preta juntamente ao branco. Estas cores podem ser únicas em seu corpo, ou podem estar combinadas, fazendo com o animal ou vegetal fique bem colorido.

Estas presas raramente são atacadas por seus predadores, que já sabem o perigo de ingerir estes animais. Normalmente eles evitam este tipo de presa, e quando atacam, acabam tendo que regurgitá-los.

Exemplo de Aposematismo

aposimatismo

A cobra-coral é um exemplo de aposematismo

A cobra-coral verdadeira (Gênero Micrurus) é um dos principais exemplos de aposematismo. Com suas cores fortes (vermelho, preto e branco), ela espanta seus predadores, que reconhecem ali o perigo de animal peçonhento, e não atacam esta presa. A cobra-coral falsa aproveita desta característica para espantar seus predadores, imitando as cores da cobra verdadeira, através do mimetismo.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *