O sistema reprodutor feminino
O sistema reprodutor feminino é formado por dois ovários, duas tubas uterinas (trompas de Falópio), um útero, uma vagina e uma vulva. Esse sistema fica protegido pela cavidade pélvica, que é um marco ósseo forte.
A vagina é o local que recebe o pênis durante a relação sexual. A vagina também é responsável por eliminar a menstruação e pela saída do bebê na hora do parto. Este canal tem de 8 a 10 cm de comprimento e possui paredes elásticas, ligando o útero aos genitais externos. A vagina secreta um muco lubrificante por glândulas denominadas glândulas de Bartholin.

Sistema reprodutor feminino
A vulva é a genitália externa da mulher. Ela é formada pelos grandes lábios (mais externos e cobertos por pelos) e pelos pequenos lábios (mais internos), que são responsáveis por proteger a vagina e a uretra. O clitóris também se encontra na vulva. É um tecido esponjoso erétil, muito sensível ao toque, similar ao pênis no homem.
São os ovários que produzem estrógeno e progesterona, hormônios sexuais femininos. Os ovários são as gônadas femininas.
As células reprodutivas femininas são formadas ainda no desenvolvimento embrionário. E todo mês apenas uma célula se transforma em gameta para ser fecundado. É o que chamamos de ovulação.
As fímbrias são finas terminações das tubas uterinas que recolhem o gameta feminino liberado na superfície de um dos ovários.
As tubas uterinas, ovidutos ou trompas de Falópio são ductos que ligam o ovário ao útero. São os movimentos peristálticos e as células ciliadas da tubas uterinas que fazem com que o gameta feminino chegue até o útero.
O útero é um órgão situado na cavidade pélvica anteriormente à bexiga e posteriormente ao reto. É oco e com formato de pera invertida. Tem uma parede muscular espessa chamada de miométrio. É revestido pelo endométrio, um tecido vascularizado rico em glândulas.