Equação Química

Nosso conteúdo de estudos de hoje são as equações químicas, mas antes de entendermos a equação química, é preciso que saibamos o que é uma reação. A reação química é um processo em que novas substâncias são formadas. Uma reação química pode ocorrer entre duas substâncias, que reagem entre si e formam outra, ou pode ocorrer também em uma única substância, que se divide em duas ou mais, formando assim substâncias diferentes. As reações químicas ainda podem ocorrer por uma simples troca de lugar entre duas ou mais substâncias. O estudo das reações é essencial para a Química, para que se possa compreender as transformações químicas.

Agora que sabemos o que são as reações, podemos definir a equação química, que nada mais é que uma representação gráfica das reações químicas. Isso quer dizer que a equação é capaz de representar o funcionamento de uma reação, de forma gráfica. Os elementos são representados por símbolos, de acordo com a tabela periódica. O hidrogênio, por exemplo, é representando pela letra H, enquanto o cloro é representado como Cl.

Entenda a Equação Química

Recipientes para química

Na equação química é preciso representar as substância que irão reagir e as substâncias que serão formadas. As primeiras são chamadas de reagentes e as segundas de produtos. Os reagentes ficam à esquerda e os produtos à direita, separados por uma seta, que representa o processo de reação:

reagentes   →   produtos

Quando há mais de uma substância como reagente ou como produto, utilizamos o símbolo + para separar as fórmulas das substâncias:

C + O2 →  CO2

Também é necessário que se especifique o estado de agregação em que se encontram as substâncias. Cada um dos estados possui uma representação gráfica:

• gasoso: (g)
  • líquido: (l)
  • sólido: (s)
  • aquoso: (aq)

No caso das soluções aquosas, quer dizer que a substância se encontra dissolvida em água.

Outro dado importante que deve ser apresentado nas equações químicas são as proporções entre cada substância. Para isso, são utilizados números na frente da fórmula das substâncias, indicando o número de átomos ou moléculas que participam da reação. Quando nenhum número for acrescentado, quer dizer que o coeficiente é 1.

N2 (g) + 3 H2 (g) ⇋  2 NH3 (g)

Nesse exemplo, os números indicam que é necessário 1 molécula do gás nitrogênio e 3 moléculas de hidrogênio para a reação que produz 2 moléculas de amônia.

Você deve estar se perguntando o que quer dizer a seta que usamos na fórmula acima. O uso da seta dupla (⇋) significa que a reação é reversível, ou seja, o produto pode reagir formando os reagentes novamente.

Outros símbolos que podem ser usados para descrever uma reação:

• Catalisadores ou aquecimento: ∆
  • Formação de um precipitado: ↓
  • Quando a reação é reversível: ↔
  • Presença de luz: λ.

Através de uma equação é possível saber praticamente tudo sobre uma reação química.