Classificação de Cadeias Orgânicas

A Química Orgânica é a parte da Química que estuda os compostos orgânicos, ou seja, aqueles que possuem pelo menos um átomo de carbono em sua composição.

A muitos anos atrás, acreditava-se que os compostos orgânicos eram originados de seres vivos, mas depois de um tempo essa afirmação foi derrubada, constatando-se que era possível sintetizar esses compostos em laboratório.

Os compostos orgânicos são classificados de acordo com o tipo de cadeia em que se encontram. Veremos a seguir a classificação dessas cadeias.

Classificação de Cadeias

As cadeias orgânicas podem ser classificadas de acordo com a sua forma, de acordo com a quantidade de carbonos e onde estão localizados e também pela presença ou não de outros elementos, fora o carbono e o hidrogênio. Vejamos a seguir essas classificações:

Cadeia aberta ou acíclica

Apresentam pelo menos duas extremidades e nenhum ciclo ou anel, ou seja, a cadeia tem um início e um fim.

Cadeia Aberta

Cadeia fechada ou cíclica

Essas cadeias não têm início e fim. Os carbonos se ligam uns aos outros, formando um anel. Elas podem ser aromáticas ou alifáticas. Veja abaixo as diferenças entre elas:

Aromática: Possui uma particularidade conhecida como anel de benzênico ou anel aromático, que é formado por 6 átomos de carbono e 6 de hidrogênio contendo 3 ligações duplas alternadas, onde ocorre o que se chama de ressonância (constante deslocamento de elétrons que formam as ligações duplas da cadeia).

Cadeia Fechada Aromática

Alicíclicas ou alifáticas: Possuem qualquer número de átomos de carbono, são fechadas mas não possuem o anel de benzênico.

Cadeia Fechada Alicíclica ou Alifática

Cadeia saturada

São chamadas de saturadas as cadeias que apresentam apenas ligações simples entre seus átomos de carbono.

Cadeia Saturada

Cadeia insaturada

Ao contrário das cadeias saturadas, essas apresentam ligações duplas e/ou triplas entre os átomos de carbono.

Cadeia Insaturada

Cadeia homogênea

Possuem apenas átomos de hidrogênio e carbono. Note no exemplo abaixo que não há nenhum outro elemento químico na formação da cadeia.

Cadeia Homogênea

Cadeia heterogênea

Apresentam heteroátomos (S, O, N, P) entre os átomos de carbono, ou seja, átomos diferentes do carbono e do hidrogênio. No exemplo abaixo podemos ver que o oxigênio (O) está entre dois átomos de carbono, o que torna a cadeia heterogênea.

Cadeia Heterogênea

Os carbonos também podem ser classificados de acordo com a sua posição na cadeia. Já falamos sobre isso em outro artigo. Veja aqui o post sobre química orgânica. Nesse artigo também é possível ver as funções orgânicas e como são classificadas. Não deixe de ver o post para estudar mais sobre Química Orgânica.

Comentários
  1. Najla

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *