Como Fazer um Texto Dissertativo

Na hora de fazer a redação, muita gente se atrapalha por não saber como fazer um texto dissertativo. E esse é o tipo de texto mais pedido em provas e concursos, inclusive no ENEM.

Por isso, preparamos algumas dicas simples para você não se confundir.

O que é uma dissertação?

Dissertar é discutir assuntos, desenvolver raciocínios, emitir opiniões, argumentar em defesa de uma ideia. Partindo daí, podemos dizer que o texto dissertativo é um texto opinativo, no qual você apresenta e discute ideias, geralmente com o objetivo de convencer o leitor.

Como organizar o texto dissertativo

Antes de escrever sua redação, é preciso pensar sobre o tema proposto. Alguns passos são importantes para que você escreva uma boa redação. Sugerimos que você monte um esquema, para organizar suas ideias.

Tema

Leia atentamente as informações sobre o tema da redação. Geralmente, além do tema, a orientação para a redação inclui textos e imagens que podem lhe ajudar a dissertar sobre o assunto. Fique de olho em todas as informações apresentadas. Faça um levantamento de todas as ideias importante e tente se lembrar tudo o que você sabe sobre o assunto. Se o tema for mais geral, você pode escolher algum ponto específico para abordar em sua redação. Mas se o tema já for delimitado, tente desenvolver suas ideias dentro do que foi proposto.

Objetivos

Depois de compreender e definir o tema de sua redação, é preciso pensar em quais são os objetivos a serem alcançados com a escrita. Algumas perguntas podem te orientar quanto aos objetivos do texto: Onde quero chegar com meu texto? Quero concordar? Discordar? Questionar? Comparar? O que eu quero provocar no meu leitor após a leitura do texto? Após definir os objetivos, não se esqueça que eles serão o fio condutor do seu texto. Tenha-os sempre em mente para não se perder na hora da escrita.

Argumentos

Com a argumentação, você deve convencer o leitor daquilo que está defendendo. Pense nas ideias que advogam a favor do seu ponto de vista e busque apresentar provas que sustentem seus argumentos. Você pode usar exemplos, dados numéricos e testemunhos que endossam o que você está dizendo. Para lhe auxiliar, faça uma lista com os argumentos, em ordem de importância e use um parágrafo para desenvolver cada um deles. Se você tiver muitos argumentos, tente reuni-los em torno de 2 ou 3 ideias principais.

Como escrever o texto dissertativo

Redação do Enem

Como fazer uma boa dissertação

O texto dissertativo se divide em três partes principais: introdução, desenvolvimento e conclusão.

  1. Introdução: na introdução você deve apresentar o tema, ou seja, a ideia central que será desenvolvida em sua redação. Além de guiar a sua escrita, a introdução também deve servir de orientação para o leitor. Por isso, é importante delimitar muito bem o tema e não extrapolar o que foi proposto. Você também pode dar uma prévia do que usará como argumentos.
  2. Desenvolvimento: o desenvolvimento é a parte mais sólida de sua redação. É no desenvolvimento que as ideias, conceitos, argumentos e provas são apresentados de forma mais ampla. Não se esqueça de seguir o seu esquema na hora de apresentar as ideias principais.
  3. Conclusão: a conclusão deve amarrar as outras partes do texto e se ligar ao desenvolvimento e à introdução. Por isso, o ideal é retornar ao que foi apresentado na introdução e mostrar como os argumentos conduzem ao objetivo.
Comentários
  1. PALOMA MOURA SILVA
  2. Alice Ohnesorge
  3. barbara martins

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *