Gêneros literários

Os resultados das notas de português e literatura estão se tornando cada vez mais decisivas e logo, importantes no resultado do Enem. Tendo em vista esta situação, preparamos um artigo definindo os principais gêneros literários utilizados. São eles:

Gênero lírico ou poético

A poesia é um gênero literário repleto de musicalidade e subjetividade. Na avaliaçãoPoesia deste gênero, é muito importante dar destaque à figura do “eu-lírico”, que é a voz que expressa seus sentimentos e impressões através de um texto lírico, poético.

Exemplo.: Soneto do amor total, Vinícius de Moraes

[…] Amo-te tanto meu amor… não cante

O humano coração com mais verdade…

Amo-te como amigo e como amante

Numa sempre diversa realidade. […]

O gênero lírico é normalmente expressado através de poemas, sonetos (poema com estrutura formalmente definida: dividido em duas estrofes de 4 versos e duas estrofes de 3 versos) e odes ou hinos, que normalmente se destinam a glorificar o objeto do texto.

Gênero épico ou narrativo

São caracterizados  pela presença da voz narrativa, de um enredo, personagens, um ou mais temas. Tradicionalmente a narrativa é firmada em uma estrutura que apresenta pontos altos, conflitos e desfecho.

Exemplo.: O Guia do Mochileiro das Galáxias, Douglas Adams

[…]Arthur tentou calcular a velocidade com que estavam se deslocando, masa escuridão lá fora era absoluta, não havendo, assim, qualquer ponto dereferência. A sensação de estarem se movendo era tão suave que era quasepossível acreditar que estavam parados.[…]

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *