O Feudalismo

O Feudalismo, ou Sistema Feudal, se iniciou no período das invasões germânicas (bárbaras), no século V, que causou a queda do Império Romano do Ocidente. Toda a estrutura política e econômica da Europa Ocidental foi transformada, descentralizando o poder. Isto deu origem ao feudalismo, que é um sistema econômico, político e social onde o poder está descentralizado (nas mãos dos senhores feudais). A economia é baseada na agricultura e utilização do trabalho dos servos.

O sistema feudal era  fundamentado na propriedade sobre a terra, que pertencia ao senhor feudal. Uma porção dessa terra era cedida ao vassalo em troca de serviços, ocasionando uma relação de dependência.

Essas terras eram chamadas de feudos e o senhor feudal, também chamado de suserano, possuía todos os poderes, jurídico, econômico e político.

A sociedade feudal

As camadas do sistema feudal

As camadas do sistema feudal

No feudalismo, a sociedade era dividida em camadas. A primeira camada era a a nobreza, constituída pelos senhores feudais. Essa camada possuía as terras e arrecadava impostos dos camponeses. A segunda camada era constituída pela nobreza e pelo clero (membros da Igreja Católica), que eram responsáveis pela proteção espiritual da sociedade. Era isento de impostos e arrecadava o dízimo. A terceira camada da sociedade era formada pelos servos (camponeses) e pequenos artesãos. Estes servos pagavam várias taxas e tributos aos senhores feudais, tais como: corvéia (trabalho de 3 a 4 dias nas terras do senhor feudal), talha (metade da produção), banalidade (taxas pagas pela utilização do moinho e forno do senhor feudal).

A principal fonte de economia no sistema feudal era a agricultura, e os feudos se tornaram o centro da economia na Idade Média, pois quem possuía as terras, detinha o poder. As trocas de produtos e mercadorias eram muito comuns nessa época, pouco se utilizava as moedas.

As guerras eram frequentes no sistema feudal, pois era uma maneira dos senhores feudais aumentarem suas terras e seu poder.

O fim do feudalismo

O feudalismo começou a entrar em crise no século XII, com várias mudanças sociais, políticas e econômicas. O sistema foi se enfraquecendo aos poucos, com a chegada do sistema capitalista. O renascimento comercial, por exemplo, teve um grande papel na transição do feudalismo para o capitalismo.

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *