Cristianismo

Doutrina religiosa que se baseia nos ensinamentos ministrados por Jesus Cristo, um profeta nascido na Judeia (região da atual Israel) entre os anos 8 e 4 a.C., e que morreu crucificado por volta do ano 29 de nossa era, o Cristianismo é uma religião revelada, isto é, os cristãos acreditam que Jesus Cristo é o filho de Deus, nascido entre os homens para salvá-los. Seus princípios básicos são o amor de Deus acima de todas as coisas e o amor ao próximo como a si mesmo. Este segundo princípio é a base da doutrina social do cristianismo, pois pressupõe a igualdade entre todos os homens.

A história da vida e dos ensinamentos de Jesus foi registrada nos evangelhos, palavra grega, que significa boa nova. Essas narrativas foram escritas por Mateus, Lucas, João e Marcos, seus discípulos, e fazem parte da Bíblia, o Livro Sagrado dos cristãos, que descreve a criação do mundo, a história do povo judeu, a vida e a obra de Cristo, e contém algumas profecias.

O que Dizem os Evangelhos

Jesus Cristo

Jesus Cristo e seus discípulos

Segundo os evangelhos, Jesus viveu trinta e três anos. Contudo, apenas durante os últimos três anos de vida ele ministrou doutrina ao povo. Jesus ia de cidade em cidade, sempre acompanhado por doze homens que elegera, tornando-os seus discípulos. Após sua morte, os discípulos prosseguiram a obra que ele iniciara. Comerciantes e escravos convertidos também contribuíram para a ampliação do movimento cristão, levando a Roma a nova religião. Perseguidos pelo governo romano, eles se reuniam nas catacumbas de Roma para realizar seus cultos. E, apesar das constantes perseguições, o número de adeptos cresceu muito. Em 313 o imperador romano Constantino converteu-se e fez do cristianismo a religião oficial do Império.

Congregando cerca de um bilhão de pessoas em todo o mundo, o cristianismo hoje está dividido em várias correntes. As mais importantes são as representadas pelas igrejas Católica e Ortodoxa, e pelas seitas agrupadas sob o nome genérico de Protestantes.

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *