A localização do Brasil no mundo

Como todos já sabem, o mundo é formado por dezenas de países. Cada um ocupa uma área no espaço geográfico mundial. Vamos falar agora sobre a localização do Brasil nesse espaço.

O Brasil está situado na América do Sul, e é cortado pela linha do Equador, que divide o planeta em hemisfério norte e hemisfério sul. A maior parte do seu território está no hemisfério sul do planeta (93% do território). Por ser um país extenso (o quinto maior do mundo), o Brasil faz fronteira com todos os países da América do Sul, menos Equador e Chile. Seu território corresponde a 5,7% das terras emersas do planeta, com uma área de 8.514.876,6 km2.

Brasil

A localização do Brasil

Por causa do seu território extenso, o Brasil, possui três fusos horários diferentes. Praia é o que não falta no país, que possui um litoral de 7.367 km. Suas fronteiras totalizam 15.719 km.

Ponta do Seixas é o extremo do país a leste e Serra Contamana é o extremo a oeste. De uma ponta à outra, o Brasil tem 4319 km. E de norte (Monte Caburaí) a sul (Arrroio Chuí) o país tem 4.394 km de extensão.

O país é ocidental, ou seja, está a oeste do meridiano de Greenwich, que é a linha imaginária que divide a Terra em ocidente e oriente. Encontra-se na zona intertropical, zona temperada sul e no Trópico de Capricórnio.

Clima, vegetação e relevo têm características bem variadas em todo o país. Essa variedade existe graças às características físicas do Brasil.

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *