Divisão Celular – Meiose

A divisão celular é o processo usado pelas células para se multiplicarem, carregando suas características genéticas, gerando assim outras células idênticas à que sofreu a divisão. Já falamos aqui no blog sobre um tipo de divisão celular chamado mitose. Hoje falaremos de outra forma que as células usam para se multiplicar. A meiose é um outro tipo de divisão celular, que ao contrário da Mitose, que gera 2 células-filhas, gera 4 novas células.

Diferentemente da mitose, cujas células preservam o material genético da célula-mãe, na meiose as células resultantes possuem, cada uma, metade do número de cromossomos da célula-mãe.

A meiose também é dividida em fases. Suas fases são:

Prófase I

É uma fase de longa duração, onde os cromossomos, já com duas cromátides individuais, se condensam. Logo em seguida ocorre o emparelhamento de cromossomos, formando uma tétrada cromatídica , ou bivalentes (4 cromatídios, em forma de “X”). Durante esta parte, chamada sinapse, pode acontecer um contato entre as cromátides, o que resulta na troca de material genético. Este fenômeno é conhecido como Crossing-over e é extremamente importante para garantir a variedade genética da espécie.

No final dessa fase, o nucléolo começa a desaparecer e a membrana nuclear começa a se fragmentar.

Metáfase I

Neste momento, os bivalentes ligam-se a microtúbulos, com os centrômeros voltados para polos opostos. Eles se dispõem alinhados, aleatoriamente.

Anáfase I

Os emparelhamentos criados na Prófase I são desfeitos, ocorrendo a separação dos pares duplicados. Dessa maneira, cada cromossomo migra para um polo.

Telófase I

O nucléolo sofre descondensação e forma dois núcleos com a metade dos cromossomos originais. Os cromossomos se aglomeram nos polos. Eles começam a se tornar mais finos e compridos.

A etapa da divisão, a Prófase II, Metáfase II, Anáfase II e Telófase II, se dá de maneira semelhante à primeira, com uma importante diferença: na Anáfase II ocorre a separação de cromátides, ao invés de cromossomos, como na primeira etapa.

Veja no esquema abaixo como funciona a meiose:

Esquema representando a meiose

A meiose, que se inicia com uma célula diploide, é finalizada com quatro células haploides.

Vídeo explicativo com as fases da meiose

Para se esclarecer mais ainda sobre a meiose, veja o vídeo abaixo que ilustra a explicação. No vídeo é possível ver bem cada fase da meiose:

Deixe seu comentário com observações e dúvidas!

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *