Antraz

O antraz é uma doença causada pela bactéria Bacillus anthracis. Também é chamada de carbúnculo. A contaminação é feita pela entrada da bactéria em feridas na pele, ou quando é ingerida ou inalada. Esta doença é típica de áreas rurais da Ásia, África e América Latina. No Brasil não há registros dessa doença em humanos.

A transmissão não ocorre diretamente de um indivíduo pra outro, mas sim por esporos da bactéria que ficam no solo, em animais herbívoros contaminados com a doença, ou em carcaças de animais mortos.

Se a contaminação for por inalação, quase sempre é fatal, causa pneumonia, febre alta e dificuldades para respirar. Quando a contaminação ocorre por ingestão, de 20% a 60% dos casos são fatais. Os sintomas são diarreia forte, vômito com sangue, febre e náuseas. Mas a forma mais comum de contaminação é pela pele, quase 95% dos casos. A doença causa feridas com pus na pele, parecidas com furúnculos, depois elas se tornam manchas escuras.

Prevenção, Diagnóstico e Tratamento

antraz

Ferida causada pela doença

Para prevenir a doença é importante ficar longe de animais contaminados e de suas carcaças. Comer somente carne bem passada e cuidar dos ferimentos, usando curativos, também é importante para a prevenção da doença. Existe também uma vacina contra a doença, porém ela só é usada por soldados norte-americanos, pois tem muitos efeitos colaterais e tem necessidade de novas aplicações frequentes durante um ano e meio.

O diagnóstico é dado por meio de exame de sangue, ou análise de secreções nasais ou dos ferimentos na pele, isto depende da forma de infecção da doença. Para o tratamento são usados antibióticos, somente prescritos por um médico. A automedicação não é indicada em nenhum caso de doença, muito menos em casos de doenças graves como esta. Para diminuir os riscos de morte é preciso tratar a doença assim que for descoberta.

O antraz já foi usado como arma biológica em ataques terroristas várias vezes, por causar a morte rapidamente e ter sintomas inespecíficos.

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *