Lixo Nuclear

O que é lixo nuclear?

Lixo nuclear é o rejeito radioativo proveniente de pesquisas, procedimentos hospitalares, usinas nucleares, etc. Alguns exemplos de elementos radioativos presentes neste lixo são o Urânio, Césio, Estrôncio, Iodo, Criptônio e Plutônio. Esses elementos são altamente perigosos, pois entram no organismo com facilidade e podem destruir células, causando até a morte. Por isso, este tipo de lixo não pode ser tratado como lixo comum, é um lixo especial e deve ser descartado corretamente.

Por que a radiação é tão perigosa?

lixo nuclear

Este é o símbolo da radioatividade, está presente em locais com lixo nuclear. CUIDADO!

São os raios gama os responsáveis pela destruição da células e morte de humanos. Esse raio gama é proveniente da fissão nuclear de isótopos de Urânio, que ao se desintegrarem dão origem aos raios gama.

Como o lixo nuclear deve ser descartado?

Os rejeitos radioativos não podem ser descartados em sacos de lixo comuns. Esse lixo deve ser colocado em recipientes adequados, próprios para este tipo de rejeito. Depois devem ser levados a um local apropriado, fechado com concreto. Este material deve ficar guardado por um longo período, que varia de 50 a 300 anos. Depois desse período, que varia de acordo com o tipo de material radioativo, ele fica livre de radiação, não apresentando mais perigo para o homem.

Exemplo de acidente nuclear

Em 13 de setembro de 1987 ocorreu um dos maiores acidentes nucleares. Foi na cidade de Goiânia, Goiás. Mais de 400 pessoas morreram nesse acidente. Adultos e crianças foram contaminados pelo Césio 137, gerando uma verdadeira catástrofe.

O lixo responsável pelo acidente foi guardado em um novo repositório, mais isolado e profundo, recoberto com placas de chumbo (isolante).

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *