A Cidade de São Paulo

Situada no Estado de São Paulo, região Sudeste do Brasil, São Paulo é a maior cidade brasileira e o principal núcleo industrial do país (responsável por cerca de 40 % da produção nacional). Sua história teve início quando o jesuíta Manoel da Nóbrega fundou o colégio São Paulo, em 1554. O colégio foi primeiro centro de catequização do Brasil. Ao redor desse colégio a cidade começou a crescer. Seus primeiros povoados foram famílias desiludidas com o efêmero surto da cana-de-açúcar observado em São Vicente, que chegaram a São Paulo em busca de novas oportunidades.

Foi somente com a cultura do café, iniciada no século XIX, que se intensificou o desenvolvimento da cidade. Sua fisionomia foi alterada com a construção de grandes mansões e a realização de obras públicas, tais como estações ferroviárias e serviços de bondes. O crescimento foi muito rápido. Eram 31.000 habitantes em 1872. Em 1980 já eram 8.584.896.

Sao Paulo

A cidade de São Paulo é famosa por ter muitos prédios

Essa expansão uniu São Paulo e os municípios mais próximos, constituindo uma única cidade, a Grande São Paulo. Eram 37 municípios, onde viviam 12.708.600 habitantes, segundo dados de 1980.

Mas o crescimento da cidade foi desordenado, sempre desafiando qualquer planejamento. Hoje São Paulo enfrenta vários problemas, como o da circulação de veículos, o do abastecimento de água e o de esgotos. Outro sério problema é o da assistência médica: sua rede hospitalar, apesar de ser grande, quando comparada aos outros estados, não oferece à população um nível de atendimento condizente com o desenvolvimento da cidade.

Centro cultural importante do país, São Paulo conta com grande número de teatros e cinemas, além de diversas universidades e outras entidades ligadas à cultura.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *