Tipos de Rochas
O estudo dos tipos de rocha está diretamente ligado ao estudo das eras geológicas do planeta e também com o desenvolvimento econômico mundial. Entender o funcionamento da formação dos recursos minerais pode nos fazer compreender como eles são utilizados atualmente e quais são os meios para diminuir os impactos ambientais de sua exploração.
Para estudar melhor os tipos de rochas, é preciso entender como a Terra é formada.
Por muito tempo, o ser humano acreditava que, por dentro, o planeta Terra era maciço, composto basicamente por rochas. Mas depois de muitos estudos, foi comprovado que não era assim.
Composição das Camadas da Terra
Sobre sua composição, foi constatado que a Terra é formada por três camadas: crosta, manto e núcleo.
Crosta
A crosta é a parte superficial, a camada onde a vida se desenvolve, ou seja, é a parte mais externa do planeta, onde nós e todos os outros seres vivemos. É a camada mais fina da Terra, tendo cerca de 5 km de profundidade nas zonas oceânicas e cerca de 70 km nas zonas continentais.
Apesar de ser a camada mais fria da Terra, a crosta pode apresentar uma temperatura próxima aos 1000ºC em determinados pontos.
Manto ou Sial
É a segunda camada, formada em sua maior parte por silício e alumínio, além de ferro e magnésio. Sua profundidade máxima alcança os 2.900 km, ocupando cerca de 80% do volume total do planeta, por isso é a camada mais extensa da Terra. O magma, um material pastoso, também faz parte da composição do manto terrestre. Nessa camada a temperatura pode chegar aos 2000ºC.
Núcleo
O núcleo corresponde a 1/3 da massa terrestre e é composto por elementos metálicos em estado líquido por causa das altas temperaturas (cerca de 5000ºC). Pode-se dividir o núcleo em duas partes. O núcleo externo encontra-se no estado líquido, enquanto o núcleo interno encontra-se no estado sólido, por causa da extrema pressão aplicada sobre ele.
Tipos de Rochas
Rocha é a união natural de compostos químicos encontrados na superfície terrestre. Elas podem ser classificadas como:
Ígneas ou Magmáticas
São formadas pelo resfriamento do magma cujo derramamento em eras geológicas mais antigas provocou a formação do solo de terra roxa no sudeste brasileiro. Elas são subdivididas em intrusivas e extrusivas.
As rochas magmáticas intrusivas são aquelas que foram resfriadas em grandes profundidades, de forma mais lenta e sujeitas a grande pressão. O granito é a mais conhecida delas.
As rochas magmáticas extrusivas são formadas pelo resfriamento do magma na superfície, o que ocorre de forma mais rápida. Como exemplo mais comum pode-se citar o basalto.
Sedimentares
Formação rochosa originada do acúmulo de detritos de outros tipos de rocha. Esses sedimentos podem ser transportados pela água, gelo ou vento e são acumulados em depressões na crosta terrestre. Como exemplos mais comuns, podemos citar a areia e a argila.
Metamórficas
É uma rocha originada de transformações de outras rochas, isto é, sua origem está na transformação química de minerais em contato com elementos naturais e em condições específicas de temperatura e pressão. Os exemplos mais comuns são o quartzo e uma das características mais marcantes desse tipo de rocha é que sua cor varia de acordo com sua composição química.