Taiti

O Taiti é uma ilha tropical formada por vulcões extintos, que faz parte da Polinésia francesa. Fica em pleno oceano Pacífico, a cerca de 4400 quilômetros a leste do Havaí. Tem uma área de 1055 quilômetros quadrados e uma população em torno de 178.133 habitantes (de acordo com o senso de 2007). A capital da ilha e da Polinésia francesa é Papeete. O fundo do mar é formado por atóis de coral e a superfície, por montanhas com picos vulcânicos.

Originariamente habitada pelos polinésios, a ilha foi descoberta por navegadores europeus no século XVII. Disputada por ingleses e franceses, acabou sob o domínio da França, que em 1843 tornou-se um protetorado, e em 1880 elevou-se à condição de colônia.

Economia do Taiti

taiti

A beleza natural é o que mais atrai turistas para o Taiti

Economicamente, o Taiti produz cana-se-açúcar e frutas tropicais (o coco e seus derivados são amplamente comercializados no país), além de praticar a pesca de numerosas espécies de peixes e cultivar pérolas negras. A maior fonte de renda taitiana baseia-se no turismo, que se desenvolveu muito nos últimos tempos, com a criação de luxuosos hotéis. A principal atração da ilha são as belezas naturais, que desde a descoberta vem atraindo a atenção dos europeus, que denominam o Taiti de “o paraíso do Pacífico”. Suas belas praias de areias brancas e águas quentes, lagoas cor de turquesa, rodeadas de picos e montanhas verdes em abundante vegetação tropical encantam os turistas.

Devido à necessidade de importação de produtos industrializados, inclusive para alimentação, o custo de vida no Taiti é bem elevado.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *