Osmose
O fenômeno da osmose pode ser verificado facilmente por meio de um tubo de vidro, fechado por uma membrana semipermeável, e que contenha uma solução de açúcar em vinagre. Ao se introduzir esse tubo em um recipiente com água pura, observa-se que o volume da solução no tubo aumenta (a água do recipiente penetra no tubo). Depois de algum tempo, a água do recipiente também se torna açucarada, o que evidencia a passagem do açúcar em sentido contrário.
A osmose ocorre quando uma solução diluída está separada de outra, concentrada, por meio de uma membrana semipermeável que permite a passagem de pequenas moléculas, e retém as maiores. Assim, a água ou outro solvente passa de uma solução para outra.
Isso pode ser explicado pelo incessante movimento das moléculas na solução, de tal modo que se chocam inevitavelmente contra a membrana. Ao encontrarem os poros microscópicos da membrana, as moléculas passam para o outro lado.
Sentido de Deslocamento das Moléculas
O deslocamento das moléculas poderia ser feito em ambos os sentidos. Mas a solução diluída apresenta maior concentração de moléculas do solvente que a concentrada e, por isso, essas moléculas deslocam-se da solução diluída para a concentrada.
Assim, a solução diluída começa a perder solvente, tornando-se mais forte (mais concentrada), enquanto na solução concentrada ocorre o inverso, de forma que é possível às duas soluções atingirem concentrações equivalentes. Contudo, isso nem sempre é verificado porque em um dos lados da membrana forma-se uma pressão que impede a entrada de mais solvente. Por outro lado, além da passagem de solvente, pode originar-se também o deslocamento das moléculas do soluto, como no caso do açúcar que passa para o recipiente. Desse modo, aparecem duas correntes opostas de movimento.
A Importância da Osmose
A osmose desempenha papel importante nos seres vivos, pois quase todas as membranas das suas células são semipermeáveis. O balanceamento entre as quantidades de água e de sal encontradas nas células é feito por esse processo. Também as raízes das plantas absorvem água do solo graças à osmose.