Fungos

Os fungos são seres do Reino Fungi, de vida bem simples, que se dividem em bolores e leveduras. São seres vivos eucariontes, ou seja, possuem núcleo envolvido por carioteca.

Existem várias espécies de fungos, alguns são extremamente prejudiciais à saúde, outros são benéficos ao ser humano, pois são responsáveis pela decomposição de animais e vegetais na natureza. Há ainda os fungos utilizados na alimentação, são os fungos comestíveis. Existem também medicamentos elaborados a partir de substâncias extraídas desses seres.

Morfologia dos Fungos

Fungos
Fungos

O corpo de um fungo é denominado Talo, e consiste em um Micélio e nos esporos latentes. Cada micélio é um conjunto de filamentos chamada de Hifas. As hifas são formadas pela reunião de muitas células, e suas paredes são rígidas e compostas de quitina, celuloses e glicanas. As hifas ainda podem ser classificadas como cenocíticas, aquelas que não têm septos, ou em hifas septadas.

Classificação dos Fungos

Os fungos podem ser distribuídos em três classes: Ascomicetos, Basidiomicetos e Ficomicetos.

Ascomicetos

São pluricelulares e formam hifas septadas. São parasitas ou saprófitas. Entre eles estão fungos comestíveis. São responsáveis pela produção de ácido cítrico por fermentação, produzem muitos dos antibióticos usados, como a penicilina, e são utilizados na produção de queijos do tipo Roqueford Camembert.

Basidiomicetos

São septados e suas hifas constituem o micélio subterrâneo que pode formar corpos de frutificaçãofora do substrato e com forma de “guarda-chuva”, como os champignons (comestíveis).

Ficomicetos

São bolores que possuem hifas cenocíticas, isto é, sem septo transversal. Desenvolvem-se sobre matéria orgânica úmida, constituindo o bolor, que pode ser branco ou preto. São responsáveis pelo mofo do pão, frutas e tecidos. Causam desperdícios e prejuízos.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *