Botânica

A Botânica é uma das áreas estudadas pela Biologia. A palavra Botânica vem do grego botané, que significa “planta”, que deriva, por sua vez, do verbo boskein: “alimentar”. Compreende o estudo morfológico, ecológico, evolutivo e fisiológico das plantas ou vegetais. É também responsável por estudar as doenças das plantas, sua classificação e distribuição. Além disso, a botânica também estuda a classificação e a anatomia dos vegetais. Essa área vem sendo estudada desde o início dos estudos biológicos, mas somente em 1979, foi reconhecida como parte dos cursos de Biologia.

Caracteriza-se como planta qualquer ser que seja fotossintetizante, ou seja, produz seu próprio alimento através da presença de luz, e também seja clorofilado, ou seja, tenha clorofila em sua composição.

A História da Botânica

planta

Botânica: ciência que estuda as plantas

Sabe-se que essa ciência vem sendo estudada há milhares de anos.  No ano 370 antes de Cristo, um filósofo grego chamado Teofrastus, discípulo de Aristóteles, escreveu dois tratados: “Sobre a História das Plantas” (Historia Plantarum) e “Sobre as Causas das Plantas”. Antes disso, Aristóteles já havia escrito algo onde classificava as plantas em “com flores” e “sem flores”. Outros filósofos como ele (Plínio, o Velho e Dioscórides por exemplo) foram os responsáveis pelo início do estudo dos vegetais, sua classificação, efeitos sobre o organismo, fisiologia, etc.

O Herbarium, obra que classifica e nomeia vários tipos de plantas, dando suas características, foi criado no século 16 pelo alemão Otto Brunfels. Otto Brunfels é considerado o pai da botânica, juntamente com o sueco Lineu, que dois séculos depois do Herbarium, propôs a nomenclatura binomial para identificação. Lineu classificava as plantas de acordo com a posição e número de estames na flor.

É claro que a interação do ser humano com as plantas é bem mais antiga, tanto para a alimentação, como para a utilização em remédios caseiros. Mas os estudos tiveram início com esses grandes estudiosos.

Classificação Botânica

A subdivisão do Reino Plantae em criptógamas e fanerógamas, que são, respectivamente plantas sem flores e com flores, foi proposta anos depois por Eicher.

A classificação entre cormófitas (plantas que possuem raiz, caule e folhas) e talófitas foi proposta mais tarde por Engler, outro cientista que tinha grandes interesses na área da botânica.

Hoje em dia, com o avanço da Biologia Molecular, outras formas de classificação vêm sendo propostas.

No Brasil, o estudo das plantas teve início com a chegada da corte portuguesa. O Jardim Botânico do Rio de Janeiro, criado em 1808, por D. João VI, foi uma consequência desses estudos.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *