Oceano Índico

Limitado ao norte pelo continente asiático e situado  quase todo na região tórrida ou intertropical (entre os trópicos), o Oceano Índico estende-se por mais de 9.500 quilômetros desde o sul da Ásia até a Antártida e por mais de 6.000 quilômetros da costa leste africana à Austrália e Indonésia. Menor que o Pacífico e o Atlântico, tem uma área de 77.998.000 quilômetros quadrados e profundidade média de 4.000 metros.

Temperatura e Salinidade

É o mais quente dos oceanos e está sujeito a forte evaporação, mas tem salinidade média menor que a do Atlântico, pois recebe os grandes rios Chatt al-Arab (junção do Tigre e Eufrates), Ganges, Indo e Bramaputra. Sua corrente norte é afetada pelas monções, ventos muito comuns na região, que levam chuvas de verão ao sul da Ásia.

oceano indico

Veja a localização do Oceano Índico no mapa

O Índico inclui vários mares secundários, como o mar Vermelho (entre a África e a Península Arábica), o golfo Pérsico (entre essa península e o Irã), o mar arábico (a oeste da Índia) e o golfo de Bengala (a leste).

Madagascar e Sri Lanka são suas maiores ilhas. Entre os arquipélagos, destacam-se as ilhas Socotora, Maldivas, Laquedivas, Chagos, Seychelles e Kerguelen.

Os navegantes portugueses começaram a alcançar o Índico no final do século XV, contornando a África, e foram seguidos por outros europeus. A abertura do canal de Suez, em 1869, criou uma importante rota direta entre o Índico e o Mediterrâneo. Os principais portos do Índico são Ádem, Bombaim, Calcutá, Rangum, Perth, Mombaça e Durban.

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *