Irlanda

Situada numa das ilhas Britânicas, a República da Irlanda limita-se a nordeste com a Irlanda do Norte; a leste com o mar da Irlanda; e a oeste, sul e norte com o Oceano Atlântico. Tem uma área de 70.282 quilômetros quadrados e uma população de 4,58 milhões de habitantes (dados de 2011). Ocupa cinco sextos da ilha, onde também está situada a Irlanda do Norte. Sua capital é Dublim.

A maior parte do centro da ilha é constituída por extensa planície. Próximo à costa há elevações, que chegam a atingir 900 metros. O país tem muitos lagos, sendo que a parte ocidental é formada por terrenos pantanosos.

O clima é úmido e os índices pluviométricos elevados, principalmente na região sudoeste. A pecuária de bovinos e ovinos é bem desenvolvida, e a Irlanda exporta grande quantidade de laticínios.

irlanda

Bandeira da Irlanda

A História da Irlanda

O território da Irlanda foi conquistado pelos ingleses no século XVI. Durante a guerra civil inglesa, no século XVII, as tropas de Cromwell mataram muitos católicos irlandeses, e mais ingleses se radicaram na ilha. Nos fins do século XVII, os irlandeses apoiaram o rei católico Jaime II, exilado, contra o protestante Guilherme III.

Em 1801, a Irlanda foi incorporada ao Reino Unido e no século XIX o país entrou em guerra pelo Home Rule (o direito de eleger seu governo). Nesse período, a população viu-se reduzida de 8 para 4 milhões, pois muitos foram os irlandeses que morreram ou emigraram para a América do Norte.

No século XX, aumentou o movimento pela independência e na páscoa de 1916 houve um grande levante. Em 1921, foi conquistado o Home Rule, mas estourou uma guerra civil, o Irish Revolutionary Army (IRA), Exército Revolucionário Irlandês, recusou-se a aceitar a separação da Irlanda do Norte, que ocorreu em 1949. Dez anos depois a Irlanda do Sul tornou-se República da Irlanda.

No cenário político, a figura de destaque foi Eamon de Valera, militante do movimento revolucionário e participante do levante de 1916. Primeiro-ministro três vezes, foi eleito presidente em 1959 e 1966. Morreu em 1973. O IRA é formado por católicos e luta pela expulsão da Inglaterra da ilha. Sua ação ocorre atualmente na Irlanda do Norte.

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *