Polinização

Todas as flores precisam ser polinizadas para produzirem sementes. Nesse processo, o pólen dos estames (parte masculina da flor) é transferido para os estigmas (a parte feminina, que está presa ao carpelo, ou ovário, por uma haste denominada estilete). O ovário, por sua vez, abriga os óvulos que se transformam em sementes após a fecundação.

O estame é constituído por uma haste (filete) que suporta dois sacos, as anteras, cheios de grãos amarelos de pólen. Ao cair no estigma, o grão de pólen atravessa um canal do estilete até ter acesso ao carpelo e, assim, fertilizar a flor.

As plantas florescentes típicas têm estames e carpelos numa mesma flor. Contudo, as sementes que se desenvolvem dos óvulos fertilizados pelo pólen da mesma flor são mais frágeis do que as que se desenvolvem de óvulos fertilizados pelo pólen de outro pé de planta da mesma espécie.

polinizacao

Os insetos são uns dos principais responsáveis pela polinizacão

Raramente os estames e os estigmas de uma flor amadurecem ao mesmo tempo. Assim, quando o pólen se solta, o estigma ainda não está preparado pára recebê-lo ou, ao contrário, os estigmas ficam prontos para a recepção, mas o pólen não se solta. Então é necessário que a polinização ocorra entre flores diferentes. Essa polinização indireta facilita a formação de novas espécies mestiças, ou híbridas, e requer a ajuda de outros elementos (como insetos, vento ou água). Muitas vezes o homem realiza a polinização artificial para conseguir variedades novas ou de melhor qualidade, principalmente quando cultiva plantas que se destinam à alimentação.

Flores Polinizadas por Insetos

Com frequência, as flores polinizadas por insetos apresentam cores brilhantes e cheiro adocicado. Atraído por essas propriedades e buscando o néctar na base das pétalas, o inseto se cobre de pólen e leva-o para a flor que visita em seguida, deixando cair ali alguns grãos. Isso poliniza um estigma já maduro. As plantas comumente polinizadas pelo vento costumam ser menos coloridas e perfumadas, mas fabricam grande quantidade de pólen, o que facilita o processo de fertilização aérea. Muitas plantas aquáticas realizam a polinização através da água.

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *