Classificação dos seres vivos – Parte 2

No resumo anterior, onde falamos das classificações dos seres vivos, que são definidas pela taxonomia, vimos que os seres são classificados de acordo com a Espécie, GêneroFamília, Ordem, Classe, Filo e Reino.

A Biologia usa muito o critério de divisões a partir de características semelhantes nos seres vivos, facilitando assim o estudo das espécies. Esse critério de divisão por grupos vem desde a antiguidade. Os primitivos já separavam as plantas e animais comestíveis dos não-comestíveis. A partir daí, foi-se criando mais formas de divisões, até chegar à taxonomia ou sistemática, que é o ramo da ciência que define essas divisões.

Hoje veremos que existem mais três critérios básicos utilizados para classificar os seres vivos, todos eles baseados nas células do organismo. São elas:

Procariontes x Eucariontes

Células procariontes são aquelas desprovidas de núcleo definido e organelas membranosas. São células que não possuem carioteca, que é a membrana responsável pela divisão do núcleo do restante da célula, também chamada de membrana nuclear. Somente os integrantes do Reino Monera, bactérias e cianobactérias são constituídos de células procariontes.

Células eucariontes são caracterizadas por possuírem núcleo definido, bem como organelas membranosas, ou seja, estas células possuem carioteca.

Unicelular x Pluricelular

Organismos constituídos por uma única célula são chamados de unicelulares, sendo eles: todas as bactérias e cianobactérias, todos os protozoários, algumas e algas e alguns fungos.

Os organismos pluricelulares, com mais de uma célula, são algumas algas e alguns fungos, juntamente com todas as plantas e animais.

Autótrofos x Heterótrofos

Células autótrofas são aquelas capazes de fabricar seu próprio alimento. Elas podem ser divididas em quimiossintetizantes (que produzem seu alimento através de sintetizações químicas, sem necessidade de luz) e fotossintetizantes (que precisam da luz para transformar matéria orgânica em alimento).

Já os seres heterótrofos são aqueles incapazes de realizar esta produção. Esses necessitam de se alimentar de outros seres para sobreviver. São conhecidos também como consumidores, pois estão sempre consumindo algo na natureza, sem produzir nada. Existem diversos tipos de heterótrofos, de acordo com o tipo de alimento que consomem:

  • Carnívoros: que se alimentam exclusivamente de carne. Exemplos: leão, tigre e onça pintada.
  • Herbívoros: que se alimentam exclusivamente de vegetais. Exemplos: cavalo, boi, cabra e coelho.
  • Onívoros: que se alimentam de carne de animais e também de vegetais. Exemplos: ser humano, morcego e urso.
  • Hematófagos: que se alimentam de sangue de outros animais. Geralmente são seres parasitas. Exemplos: pernilongo, barbeiro, carrapato e piolho.
  • Ictiófagos: se alimentam de peixes. Exemplos: águia pescadora e leão marinho.
  • Coprófagos: que se alimentam de fezes de animais. Exemplos: algumas espécies de moscas e escaravelho (besouro).
  • Ornitófagos: que se alimentam de carne de aves. Exemplos: falcão peregrino.
  • Insetívoros: que se alimentam de insetos. Exemplos: sapos, bem-te-vi e algumas espécies de peixes.
  • Detritívoros: que se alimentam de detritos orgânicos de origem vegetal e animal. Exemplos: abutre, hiena e urubu.
  • Planctófagos: se alimentam de plânctons. Exemplos: flamingo-de-james e arraia.

Agora que já vimos a importância da taxonomia para os estudos e sabemos diferenciar os seres vivos de acordo com suas principais características, é possível classificar os reinos baseados nestes critérios:

Classificação dos Reinos

Divisão dos Reinos

  • Reino Monera: Tem membros procariontes, unicelulares, autótrofos e heterótrofos.
  • Reino Protista: Eucariontes, unicelulares, autótrofos e heterótrofos.
  • Reino Fungi: Eucariontes, uni e pluricelulares, heterótrofos.
  • Reino Plantae: Eucariontes, pluricelulares e autótrofos.
  • Reino Animalia: Eucariontes, pluricelulares e heterótrofos.

Relacionados

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *