Classificação dos seres vivos – Parte 1

A taxonomia é o ramo da ciência que descreve e classifica os seres vivos e é de grande importância, uma vez que agrupa os seres vivos em categorias distintas, o que facilita seu estudo e compreensão. O termo Taxonomia é de origem grega, onde “tassein” significa classificar e “nomos” significa administrar ou lei.

Estas categorias são organizadas em forma de hierarquia, que procuram medir o grau de parentesco entre os seres vivos. São chamadas também de taxons. As categorias básicas são ordenadas em Espécie, Gênero, Família, Ordem, Classe, Filo e Reino.

Estudaremos neste post um pouco sobre cada categoria dividida pela taxonomia:

Espécie

É formado por um conjunto de organismos semelhantes entre si, capazes de cruzar naturalmente e gerar descendentes férteis. Não pode ser usado para definir organismos fósseis, uma vez que estes não se reproduzem e nem a organismos cuja reprodução é assexuada, sendo que estes não produzem descendentes por cruzamento.

Por exemplo, a cruza de uma égua e um cavalo produzem descendentes férteis, mas a cruza de uma égua e um jumento produzirá um burro (macho) ou uma mula (fêmea), que são animais estéreis. Isso mostra que égua e jumento pertencem a espécies diferentes.

Gênero

Abrange grupos de espécies mais semelhantes entre si do que com quaisquer outras, como a égua e o jumento, ambos pertencentes ao gênero Equus, mas de espécies diferentes, como vimos acima. Espécies distintas, porém pertencentes ao mesmo gênero têm características morfológicas e funcionais parecidas, refletindo a existência de ancestrais comuns e próximos.

Família, Ordem, Classe, Filo e Reino

Um ou mais gêneros com características semelhantes formam uma Família, que por sua vez são agrupadas em uma categoria mais ampla, a Ordem. Um conjunto de ordens forma uma Classe, que agrupadas formam um Filo, que reunidos formam um Reino.

Observa-se que ao longo da estrutura hierárquica, aumenta o número de organismos em cada nível e diminui o grau de parentesco entre eles, como mostra a figura  abaixo:

Estudo da taxonomia

Classificação do Homem

Como exemplo, vamos fazer a classificação taxonômica do homem. Esta classificação é muito importante para a Biologia, pois sem ela seria impossível estudar tantos indivíduos diferentes no planeta.

  • Espécie: Homo sapiens.
  • Gênero: Homo.
  • Subfamília: Homininae.
  • Família: Hominidae. Dentro desse grupo estão as subfamílias Gorilla (gorilas), Pan (chimpanzés), Ardipithecus (extinto), Australopithecus (extinto) , Pierolapithecus (extinto), Sahelanthropus (extinto), Paranthropus (extinto), Kenyanthropus (extinto), Orrorin (extinto), Homininae (seres humanos).
  • Ordem: Primata
  • Classe: Mammalia. Nessa classe estão todos os mamíferos, ou seja, os filhos mamam nas mães.
  • Filo: Chordata. É caracterizado por possuírem notocorda (formação da coluna vertebral) no seu desenvolvimento embrionário. Neste filo estão todos os vertebrados.
  • Reino: Animalia. É nesse grupo que estão todos os animais. O homem é uma animal.

Veja aqui a segunda parte deste post, onde falaremos sobre outras classificações dos seres vivos: procariontes e eucariontes, unicelulares e pluricelulares, autótrofos e heterótrofos.

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *