Tamareira

Uma das mais antigas árvores frutíferas conhecidas, a tamareira é uma palmeira alta e graciosa, chegando a atingir 30 metros de altura. Cientificamente, é chamada Phoenix dactylifera. Com seu tronco ereto e áspero, suporta um conjunto de folhas e frutos no topo. Cada árvore produz apenas flores femininas ou masculinas, sendo que, nas tamareiras em estado selvagem, a polinização é feito pelo vento. Já nas culturas tratadas, amarram-se flores das árvores masculinas aos cachos de flores femininas.

No vale do Tigre e do Eufrates, há 4000 anos, cultiva-se esta palmeira. É bastante resistente ao calor e à aridez do solo, sendo encontrada em muitas regiões do Saara e da Arábia, o que a torna a mais importante fonte de alimento vegetal dos grandes desertos. Pode ser cultivada num oásis, onde nenhuma outra cultura seria possível, devido às condições do solo. Um cacho de flores femininas produz de 5 a 20 quilogramas de tâmaras, sendo que a tamareira começa a produzir entre os quatro e oito anos. Uma palmeira pode render até 300 quilos por ano.

tamareira

Tamareira

As Tâmaras

O fruto das tamareiras é chamado de tâmara. Elas têm tonalidade vermelha, são entretecidas por fibras e apresentam paladar agridoce. São um alimento altamente energético, pois 72% de sua totalidade é de hidratos de carbono simples e complexos. Ela é igualmente abundante em potássio, cobre, magnésio e cálcio, sendo, portanto, muito indicada para a faixa etária infantil e para praticantes de esportes.

Devido à presença de ácido pantotênico ou vitamina B5, a tâmara também é um alimento com propriedades calmantes, além de estimular a produção da melatonina, o hormônio do sono. Por isso é indicada para pessoas que sofrem com insônia. Devido às suas várias propriedades que beneficiam a saúde, incluindo o combate à anemia, regulação do intestino, prevenção ao câncer, etc., a tâmara é usada como planta medicinal desde os tempos mais antigos.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *