A agricultura no Brasil

O Brasil é um país rico em agricultura. A diversidade do solo permite o cultivo de diversos produtos, que são comercializados dentro do próprio país ou exportados para outros países. Vejamos os principais produtos cultivados em nossas terras.

Café

O cultivo de café teve início no Paraná e São Paulo, que tinham uma parceria. Hoje em dia quem lidera a produção de café no país são os estados de Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo. Bahia e Rondônia também produzem café, porém, os produtores são paranaenses, vindos no norte do Paraná. As novas espécies de café (café adensado), desenvolvidas pelo IAPAR (Instituto Agronômico do Paraná) têm aumentado a produção no Paraná.

Soja

A produção de soja teve um grande aumento nos anos 70, especialmente nos estados do Paraná e do Rio Grande do Sul. Antes era produto praticamente só para exportação, mas hoje em dia, o principal consumo é dentro do país, isso por causa do aumento da produção de margarinas e óleos. Os estados do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás e Bahia têm a maior produção de soja atualmente.

cana de acucar

A cana de açúcar foi um dos primeiros produtos cultivados no Brasil

Cana de açúcar

A cana de açúcar foi um dos primeiros produtos cultivados no Brasil. Sua produção vem desde o século XVI. Mas depois da criação do Proálcool, em 1975, a produção ganhou mais estímulo. Hoje em dia o estado de São Paulo produz mais da metade da safra de cana de açúcar do país inteiro, mas em Goiás, Paraná e Rio de Janeiro o cultivo também está presente.

Laranja

Devido à enorme exportação de suco, principalmente para os EUA, o Brasil tem um alto cultivo de laranjas, especialmente no estado de São Paulo. O cultivo dessa fruta vem aumentando nos estados do Paraná e Minas Gerais.

Arroz

O arroz é largamente cultivado nos estados de Santa Catarina, Minas Gerais, Mato Grosso, Maranhão, Goiás e São Paulo. Mas é o Rio Grande do Sul seu principal produtor.

O trigo, o algodão e o cacau também são produtos de destaque na agricultura brasileira.

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *