Porque choramos quando cortamos cebolas

Cortar cebolas é uma tarefa muito chata para muita gente, porque inevitavelmente, arranca muitas lágrimas dos olhos. Este fato, que muita gente tenta entender e que pouca gente sabe explicar, pode ser explicado pela Química. Isto mesmo! O cheiro da cebola está diretamente ligado à Química, pois são as substâncias químicas presentes na cebola que estimulam nosso olfato, paladar e nossos olhos. A reação que este cheiro provoca em nossos olhos também está ligada à Química.

Os óxidos sulfúricos derivados do ácido sulfúrico são os responsáveis por aquele cheirinho gostoso da cebola fritando na manteiga ou no óleo. Já as lágrimas são explicadas pelas enzimas que são liberadas, as alinases. Elas reagem com o óxido sulfúrico presente na estrutura da cebola. É formado o ácido sulfínico que se transforma em um gás volátil, por ser pouco estável.

Cortando cebolas

Por que choramos quando cortamos cebolas?

Esse gás volátil chega facilmente até os olhos, irritando a córnea. Como sistema de defesa, os olhos produzem as lágrimas, para limpar a córnea. É por isso que choramos.

Dica para acabar com a choradeira

Para evitar o choro na hora de cortar cebolas, existem muitas dicas e técnicas. Uma dessas dicas é ligar um ventilador ao seu lado, soprando para o lado oposto a você, passando pela cebola. O gás liberado pela cebola vai embora, sem ter tempo de chegar aos olhos. Assim, você pode cortar as cebolas sem choro.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *