Bacias Hidrográficas do Brasil

Bacia hidrográfica é o local onde vários rios, córregos, ribeirões, etc. desaguam em um só rio, fazendo a drenagem da água da chuva para um só local. Veremos abaixo as principais bacias hidrográficas do Brasil.

Bacia Amazônica

Com 7 milhões de quilômetros quadrados de extensão (4 milhões em território brasileiro), é a maior bacia hidrográfica do mundo. O Rio Amazonas, que nasce no Peru e percorre o território brasileiro, é seu principal rio. Vários afluentes do rio Amazonas como, por exemplo, rio Negro, Solimões, Branco, Juruá, Xingu, Japurá, entre outros, fazem parte desta bacia.

Bacia do Rio Paraná

Localizada em grande parte na região sudeste e sul do Brasil, esta bacia possui  uma extensão de, aproximadamente, 800 mil quilômetros quadrados. Recebendo as águas de diversos afluentes, como rio Tietê, Paranapanema e Grande, o rio Paraná é seu principal rio. As  usinas hidrelétricas de Itaipu (maior do Brasil) e Porto Primavera estão nesta bacia.

bacia amzonica

Uma parte da bacia Amazônica

Bacia do Rio Paraguai

Tendo o rio Paraguai como seu principal rio, esta bacia estende-se, em grande parte, pela planície do Pantanal Mato-Grossense. Uma região de aproximadamente 1 milhão de quilômetros quadrados tem a água drenada pelo rio Paraguai, que é muito usado também para navegação.

Bacia do Rio Parnaíba

Esta bacia localiza-se entre os estados do Ceará, Maranhão e Piauí, com 340 mil quilômetros quadrados de extensão (aproximadamente). O rio Parnaíba, principal da bacia, recebe as águas de diversos afluentes, sendo que os principais são: rios Gurguéia, Balsas, Uruçuí-Preto, Poti, Canindé e Longa. A  piscicultura (criação de peixes) é muito desenvolvida nestes rios.

Bacia do Araguaia-Tocantins

Como o próprio nome diz, são dois os principais rios desta bacia: o Araguaia e o Tocantins. É localizada entre os estados de Tocantins, Goiás, Pará e Mato Grosso do Sul. A usina de Tucuruí está instalada no rio Tocantins.

Bacia do Rio São Francisco

O início da bacia está no norte de Minas Gerais, se estendendo por alguns estados do Nordeste. Com aproximadamente 650 mil quilômetros quadrados de extensão, o rio São Francisco é muito importante para a irrigação de terras em seu percurso e também para a navegação. Seus principais afluentes são: rios Pardo, Ariranha, Grande e das Velhas.

Bacia do Rio Uruguai

Com cerca de 180 mil quilômetros quadrados de extensão, esta bacia está localizada no sul do Brasil, se estendendo pelo Uruguai. É uma bacia muito usada para irrigação, além de possuir grande potencial hidrelétrico.

Bacia do Rio Paraíba do Sul

Tendo o rio Paraíba do Sul como rio principal, a bacia fica, em sua maior parte, entre os Estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Tem 300 mil quilômetros quadrados, aproximadamente.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *