Impactos Ambientais

Desde que os homens surgiram na Terra, eles vêm transformando a natureza. É claro que nossos antecedentes mais remotos interferiam menos na natureza. Ao caçar e coletar alimentos, sua ação sobre o meio ambientes alterava algumas cadeias alimentares.

Mas com o passar do tempo, essas interferências foram se tornando mais intensas. A Revolução Agrícola (6.000 a.C.), aumentou consideravelmente os impactos sobre a natureza, devido a derrubada de florestas para permitir a prática da agricultura e da pecuária. Além disso, as derrubadas proporcionaram a construção de casas e obtenção de lenha. Com isso, alguns impactos sobre o ambiente ganharam destaque. É o que veremos em seguida.

Impactos da Revolução Agrícola

A Revolução Agrícola pode ser considerada pioneira dos grandes impactos ambientais. O desmatamento para a utilização de grandes áreas na agricultura causou a extinção de espécies animais e vegetais,  além de alteração de algumas cadeias alimentares.

Os desmatamentos também são os grandes causadores da erosão do solo e também da poluição do ar e da água.

Impacto Ambiental

Em Mato Grosso, área desmatada para agricultura

Crescimento Populacional

Na maior parte da história humana, o crescimento populacional e tecnológico foi lento. A população mundial demorou mais de 200 mil anos para atingir 170 milhões de habitantes, o que só aconteceu no início da era cristã. Depois disso, o crescimento foi muito mais rápido. Em apenas 1.700 anos essa população quadruplicou, chegando a cerca de 700 milhões às vésperas da Revolução Industrial. Daí em diante esse aumento se deu de forma cada vez mais acelerada. Em 1850, contabiliza-se cerca de 1,2 bilhão de pessoas; em 1950 esse número já havia dobrado; hoje somos cerca de 7 bilhões de pessoas.

Os impactos ambientais crescem juntamente com a população mundial, principalmente após a Revolução Industrial, nos século XVIII e XIX. A partir de então, as intervenções no meio passaram a crescer em ritmo acelerado, provocando desequilíbrio em cadeia global.

Principais Impactos Ambientais

Na maior parte das vezes o impacto ambiental é entendido como um desequilíbrio, resultante da ação do homem sobre o meio ambiente. Todavia, esses impactos também podem ser causados por acidentes naturais. A explosão de um vulcão, por exemplo, pode provocar a poluição da atmosfera.

Mas os impactos causados pela ação humana merecem mais da nossa atenção. Um desequilíbrio ocorrido em escala local pode gerar consequências em escala global, tornando o dano irreversível. A devastação de florestas tropicais para introdução de pastagem, por exemplo, provoca impactos diretos nesse ecossistema. Ao mesmo tempo, a combustão das árvores, em grande escala, colabora com o aumento da concentração de gás carbônico na atmosfera, agravando o chamado “efeito estufa”.

Quando os impactos ambientais são causados pela ação humana, é possível pensar formas de reduzi-los. Por isso é importante reconhecer as ações que provocam o desequilíbrio e buscar melhorar a relação entre homem e natureza.

Muitas empresas já vêm se mostrando preocupadas com o meio ambiente, fazendo ações que diminuem esses impactos. Esse tipo de conduta deveria ser tomada por todas as grandes e pequenas empresas, para evitar maiores danos ao nosso planeta.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *