Eras Geológicas

Os cientistas estimam que a Terra tenha aproximadamente 4 bilhões de anos. Esta estimativa se baseia em estudos de rochas e de fósseis. E durante este período, a Terra vem passando por diversas transformações, que também são estudadas pelos cientistas.

Chama-se de tempo geológico uma subdivisão do tempo que auxilia o estudo da vida no planeta. Elas são caracterizadas, entre outros fatores, pela forma em que os oceanos e mares se distribuíam pelo globo terrestre e configuravam a forma em que as espécies nele viviam.

São cinco subdivisões: Arqueozoica, Proterozoica, Paleozoica, Mesozoica e Cenozoica. Abaixo, veja as eras geológicas e os períodos em anos que foram divididas.

Era Arqueozoica

Período: 4 bilhões a 2,5 bilhões de anos atrás.

Principais características: Início do resfriamento do planeta, pois antes disso a Terra era até três vezes mais quente. E também foi quando se iniciou a formação da crosta terrestre. Os primeiros escudos cristalinos datam deste período. Nesse período, a Terra era constantemente atingida por meteoros.

Era Proterozoica

Período: 2,5 bilhões a 550 milhões de anos atrás

Principais características: Intensa atividade vulcânica que provocou o deslocamento do magma na superfície proporcionando a deposição de minerais como ferro, manganês e ouro, entre outros e por este motivo é um período de grande importância econômica. A acumulação de oxigênio na Terra e a formação da camada de ozônio contribuíram para o surgimento de organismos unicelulares, que também aconteceram nesta era geológica.

Era Paleozoica

Período: 550 a 250 milhões de anos atrás.

Principais características: Surgimento dos conjuntos de montanhas a partir das grandes transformações na crosta terrestre formando o metamorfismo e a sedimentação de rochas, como os Alpes Escandinavos (Europa). É conhecida pela formação das primeiras grandes florestas, surgimento de insetos e répteis e o resfriamento e glaciação. Esses répteis dariam origem aos dinossauros anos depois.

Era Mesozoica

Período: 250 a cerca de 60 milhões de anos atrás.

Principais características: Período de intenso vulcanismo e derramamento de lava em várias regiões do planeta. Formação das bacias sedimentares e de grande parte das jazidas de petróleo. A deposição de sedimentos no fundo do mar e a divisão da Pangeia, além do surgimento de grandes répteis como os dinossauros e animais mamíferos, são informações importantes deste período. Nesse período começaram a se desenvolver flores nas plantas.

Terra Geológica

Terra Geológica

Era Cenozoica

Período: 60 milhões de anos à atualidade.

Esta era é subdividida em duas partes:

  1. Período Terciário: que vai de 60 a 1 milhão de anos atrás, aproximadamente, é caracterizado por uma intensa atividade das placas tectônicas que originou os chamados dobramentos modernos, que podem ser reconhecidos por serem as mais altas cadeias de montanhas do globo, como os Andes (América do Sul), os Alpes (Europa) e o Himalaia (Ásia). As aves, muitas espécies de mamíferos, incluindo os primatas apareceram neste período. Houve também a extinção dos dinossauros.
  2. Período Quaternário: iniciado há mais ou menos 1 milhão de anos atrás este é o período em que vivemos. Como característica principal, temos a formação atual dos continentes, congelamento dos polos e o surgimento do homem.
Comentários
  1. Alessandra
    • Fabiana

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *