O que é o SISU?

Quem vai fazer ou já fez a prova do ENEM já deve ter se deparado com o nome SISU, e alguns podem ter ficado sem saber exatamente o que é. O SISU (sigla para Sistema de Seleção Unificada) é um sistema gerenciado pelo MEC (Ministério da Educação) que é usado pelas universidades públicas adeptas como forma de selecionar novos estudantes.

Esta seleção é feita estritamente a partir da nota do ENEM, tornando obrigatório que o aluno preste o exame para se candidatar às vagas ofertadas por estas universidades.

Como participar do SISU?

Se a universidade que você escolheu usa o SISU como método de seleção, o primeiro passo a dar é fazer a prova do ENEM. Assim que saem as notas do ENEM o site do SISU abre suas inscrições. Basta visitar a página e se inscrever, sendo que para isso você vai precisar do seu número de identificação e senha do ENEM.

Quais os critérios de aprovação?

Sisu

Acesso a mais universidades

Cada universidade tem suas próprias notas de corte e pesos para as habilidades aplicadas no ENEM, então isso varia bastante. Depois de feita sua inscrição e escolhida a instituição desejada, o sistema vai mostrar as notas de corte daquele curso e você poderá mudar de opção caso deseje. Basta ficar de olho no site durante o período de seleção, que costuma durar três dias.

Se você for aprovado, deve verificar com a universidade na qual vai estudar como é feita a matrícula, já que a participação do SISU acaba no momento em que ele seleciona os candidatos de acordo com sua nota.

Fique sempre de olho no site das universidades para as quais você se inscreveu, especialmente se você se inscrever para as listas de espera, pois o site não avisa caso você seja aprovado ou chamado.

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *