Quais os temas da redação do Enem de 2016 a 1998

Criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio já evoluiu bastante, porém em todas as edições, sempre foi incontestável a importância da prova de redação.

Com o maior peso em relação às demais, a redação é considerada super relevante por influenciar diretamente na nota final do aluno. Já foram cobradas diversas temáticas de grande importância para a sociedade brasileira.

A seguir, nesse post, você terá acesso ao histórico de temas, onde será indicado o conteúdo cobrado em todas as provas aplicadas até a última edição Enem.

Retrospectiva da Redação do ENEM

No ano de 1998, o tema que marcou a estreia do Exame Nacional do Ensino Médio foi “Viver e Aprender”. Temas genéricos como esse costumam ser uma grande armadilha para os vestibulandos, já que não se pode cair no senso comum, mas ao mesmo tempo é algo muito aberto para se ter embasamentos confiáveis.

No ano seguinte, em 1999, o tema da prova foi “Cidadania e participação social”, onde os alunos também precisavam propor uma ação social.

No ano de 2000, o tema cobrado foi “Direitos da criança e do adolescente – como enfrentar esse desafio nacional”, um assunto tão relevante que apareceu em outros anos, como você verá a seguir.

Em 2001 o texto deveria ser sobre “Desenvolvimento e preservação ambiental: como conciliar os interesses em conflito?”

Na prova de 2002 o tema foi “O direito de votar: como fazer dessa conquista um meio para promover as transformações sociais que o Brasil necessita?”.

A temática abordada em 2003 foi “A violência na sociedade brasileira: como mudar as regras desse jogo?”.

No ano de 2004 a prova cobrou um texto sobre “Como garantir a liberdade de informação e evitar abusos nos meios de comunicação”.

Em 2005 o tema abordado foi “O trabalho infantil na realidade brasileira”.

Na prova de 2006 o tema da redação era “O poder de transformação da leitura”.

No ano seguinte, em 2007 a prova veio com um tema bastante atual, “O desafio de se conviver com as diferenças”.

Em 2008 perguntou “Como preservar a floresta Amazônica”, outro tema bastante atual que é discutido até hoje.

Temas redacao enem

Confira todos os temas da redação do ENEM

Em 2009 os estudantes foram cobrados sobre “O indivíduo frente à ética nacional”.

No ano de 2010, a redação do Enem trouxe o tema: “O trabalho na construção da dignidade humana”. Uma temática bastante genérica também, e que possibilitava ao aluno tomar diversas frentes ao compor seu texto.

Mais recentemente, no ano de 2011, o tema abordado foi “Viver em rede no século 21 – os limites entre o público e o privado”, uma referência as mídias sociais e seus impactos.

Em 2012 os vestibulandos foram cobrados sobre “O movimento imigratório para o Brasil no século XXI”, na época o tema virou assunto e muitos declararam ter se surpreendido.

No ano de 2013 a “Lei Seca no Brasil”, foi o tema da prova. Nessa oportunidades os alunos tiveram que refletir sobre os efeitos da lei que havia sido atualizada a pouco tempo.

Em 2014 o tema cobrado foi “Publicidade infantil em questão no Brasil”, o assunto também gerou grande discussão durante e após a prova, colocando em debate diversos questionamentos sobre o efeito da publicidade nas crianças da nossa sociedade.

No exame aplicado no ano de 2015 outra temática amplamente discutida até hoje foi abordada. A prova solicitou aos vestibulandos um texto sobre “A persistência da violência contra a mulher no Brasil”. Na época muitas polêmicas a respeito do tema e das redações invadiram a internet e a televisão, gerando um grande debate social sobre esse tipo de violência.

No ano de 2016 algo inédito ocorreu, devido a protestos que ocorriam no pais, algumas escolas não puderam aplicar a prova na data prevista. Com isso ocorreram duas aplicações distintas, na primeira prova o tema da redação foi “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”, já a prova da segunda aplicação tema cobrado foi “Caminhos para combater o racismo no Brasil”.

Entre as provas que compõe o exame, como não é dividida em diversas questões, a redação tem uma influência direta na média final do aluno, podendo salvar ou arruinar sua nota. Portanto esteja familiarizado com os assuntos do momento, pois o tema do próximo exame será algo bastante atual para a nossa sociedade.

Todas as informações a respeito dos temas cobrados foram tirados do Guia do Estudante, para mais detalhes acesse o portal.

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *