Sinopses e resenhas críticas (o que são, como fazer)

Uma dúvida que sempre incomoda muitos estudantes é a diferença entre sinopses e resenhas críticas. Hoje, vamos falar sobre elas, explicar suas características e você aprenderá quais são as diferenças entre as duas. Também iremos ensinar brevemente como cada uma delas deve ser feita.

O que é uma sinopse?

Uma sinopse nada mais é do que um resumo (também chamado de síntese) de determinada obra. Sinopses também são chamadas de sumários por serem, de certa forma, versões mais curtas de um texto original. A sinopse é isenta de opiniões ou interpretações pessoais. Quando o leitor busca uma sinopse, tudo o que ele quer é um resumo de determinada obra e não a sua opinião sobre a obra.

O principal objetivo de uma sinopse é permitir que o leitor entenda todos os pontos da obra original. Uma sinopse de um filme ou de um livro existe para fazer com que as pessoas se interessem ou não pela obra.

Como fazer uma sinopse?

Embora a sinopse seja mais comumente feita pelo autor da obra em questão, nada impede que ela possa ser escrita por outros indivíduos. De um modo geral, você deve iniciar a sinopse com um título (ele deve ser descritivo para que fique claro ao leitor do que se trata), em seguida apresentar o nome do autor, depois o tipo de texto e, por fim, a ideia principal do mesmo, ou seja, a sinopse. Nunca se esqueça que uma sinopse não deve conter suas interpretações ou opiniões sobre a obra. Somente escreva as partes mais importantes do texto, apresentando a ideia principal, de forma resumida.

Sinopses e resenhas críticas (o que são, como fazer)

Em uma sinopse, sua interpretação e opinião pessoal devem estar ausentes

O que é uma resenha crítica?

Uma resenha crítica é um texto de origem opinativa que tem como objetivo analisar, descrever e enumerar aspectos relevantes sobre determinada obra. Através de uma resenha, você deve apresentar uma obra aos leitores de forma pessoal. Ao contrário da sinopse, por se tratar de um texto de origem opinativa, a resenha crítica precisa da sua interpretação e da sua opinião para existir. Você deve analisar a obra e dar a sua opinião sobre as ideias expostas pelo autor.

Quando o leitor busca uma resenha crítica, ele está procurando saber a opinião e a interpretação das pessoas, o contrário do que acontece com o leitor que busca uma sinopse, como já explicamos.

Como fazer uma resenha crítica?

Para fazer uma resenha crítica, você deve começar um resumo da obra em questão, para que os leitores saibam do que o texto trata. Em seguida, você deve apresentar as ideias principais da obra. Por fim, você deverá elaborar um juízo sobre o valor da obra.

Uma resenha crítica bem elaborada deve apresentar uma ideia resumida sobre os assuntos tratados e o maior número de informações sobre a obra para que, associado a sua interpretação e opinião, o leitor possa se orientar.

Agora que você já sabe a diferença entre esses dois tipos de textos e sabe como cada um deve ser feito, faça algumas sinopses e resenhas críticas  para treinar para o Enem.

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *