5 Dicas de Como Fazer uma Boa Introdução de Texto

Uma das provas com maior peso e importância na nota do ENEM é a redação. O resultado nela pode salvar seu vestibular ou prejudicar todo o resto do trabalho, por esse motivo ela merece uma atenção especial e que você dedique tempo para aprender como escrever um redação nota 1000.

O primeiro passo nessa busca pela boa nota é entender como escrever uma boa introdução, afinal é a primeira impressão que fica e nesse caso a introdução é por onde toda sua linha de raciocínio será apresentada. No post de hoje você irá aprender como fazer uma boa introdução de texto.

Dica para uma Boa Introdução de Texto

Seja objetivo: essa é uma dica super valiosa, uma vez que a função da introdução é apresentar a ideia e não explica-la, a objetividade aqui irá ser fundamental para evitar a famosa “encheção de linguiça”;

Palavras-Chave: Durante a argumentação você irá ganhar credibilidade ao apresentar palavras-chave pois isso mostra que sua linha de raciocínio é contínua e coerente. A introdução é portanto o momento de criar essas palavras e apresenta-las ao seu leitor;

Planejamento: Tenha noção do que você irá escrever no texto, por isso o planejamento é importante. Desta maneira você irá evitar introduzir um assunto que não será abordado posteriormente ou esquecer de introduzir um tema que foi citado no decorrer do texto.

Evite frases prontas: Basta uma rápida busca pela internet e você encontrará um monte de esqueletos de textos, com frases já estruturadas esperando para ser adaptadas ao tema da prova. Corra desse tipo de conteúdo pois os avaliadores da prova também conhecem essas frases, e utiliza-las mostra que você não sabe argumentar ou não sabe como estruturar um texto. Uma impressão que você com certeza não quer passar na hora do ENEM.

Crie questões, a introdução também é um bom espaço para você apresentar questionamentos que serão respondidos no decorrer da redação, e essa é uma ótima maneira de manter a atenção do seu leitor presa ao conteúdo que você está apresentando. Tenha sempre em mente tornar a leitura do avaliador rica em conteúdo e ao mesmo tempo fluida;

introdução de texto caderno e caneta

Aprenda a fazer uma ótima introdução com estas dicas para o ENEM

No final desses tópicos, com certeza você terá uma série de pontos a serem detalhados no restante do texto, questões para responder, e no final concluir unindo todos esse ponto em uma única ideia central. Ou seja, seu texto deve ser cíclico para que ao final da leitura todos os temas iniciados na introdução tenham sido desenvolvidos e finalizados com sucesso.

Se você realmente está se preparando para a prova de redação do ENEM é se suma importância ficar de olho no tamanho da introdução, tendo em vista que a prova limita o tamanho final do texto e que o tempo também não permite muita dedicação para o momento. Por isso, tente escrever a introdução com no máximo 5 a 6 linhas e, ao final do texto, leia ela de novo e certifique de que todas as perguntas foram respondidas.

A respeito da introdução, essas são as principais dicas, não esqueça de olhar os outros textos do blog que abordam o assunto, qualquer dúvida comenta aqui em baixo que temos o maior prazer em te ajudar a vencer o próximo vestibular.

Bons Estudos e Boa Prova!

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *