Como se Divide um Texto Dissertativo

Primeiramente iremos explicar o que é um Texto Dissertativo: é um texto para a exposição de uma ou mais ideias, em que se argumenta esta ideia, afim de explicar a posição do escritor frente ao tema e defender suas ideias sobre o assunto abordado.

Um texto dissertativo é dividido em três partes, que estão ligadas entre si. São elas: Introdução, Desenvolvimento e Conclusão.  Com esta divisão fica mais fácil alcançar os objetivos esperados pelo texto. Veremos como desenvolver cada uma destas partes separadamente a seguir:

dissertacao

Saiba como fazer uma boa dissertação

Introdução

A introdução deve ser como um roteiro, encaminhando o leitor para o que ele vai ler. Nesta introdução devem ficar bem claros os assuntos abordados no texto, delimitando todas as questões presentes na dissertação.

Desenvolvimento

Depois de expor os assuntos do texto na introdução, é preciso desenrolá-los. No desenvolvimento todos assuntos são desenrolados, explicados, argumentados. É preciso ter organização e critério para que o texto possa transmitir exatamente o que o autor deseja, fazendo com que o leitor realmente entenda o assunto abordado e suas opiniões.

Conclusão

A conclusão é um resumo final de tudo que foi abordado. Além desse resumo, a conclusão deve apresentar uma solução final para as questões contidas na dissertação.

A dissertação se divide em três partes, porém, como ser observado acima, todas as partes estão ligadas umas às outras, se completando. Fazer um bom texto dissertativo é muito importante para quem vai fazer qualquer prova, seja no Enem, vestibular, concurso público, e até mesmo em entrevistas de emprego.

 

 

Relacionados

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *