Sabonete de Aço Inox

Parece estranho, mas existe sim um sabonete feito de aço inox. É uma novidade que está agradando os grandes cozinheiros, pois este sabonete é capaz de retirar fortes odores das mãos, como o cheiro de alho e cebola. Ele deve ser usado após lavar as mãos com água q sabonete comum. Depois de tirar toda a espuma, basta esfregar o sabonete de inox nas mãos, inclusive entre os dedos, embaixo de água corrente, por aproximadamente 30 segundos. As mãos ficam livres do cheiro forte. Este sabonete não se desgasta, por isso pode ser usado pra sempre!

Como Funciona?

Os cheiros fortes que grudam nas mãos são compostos sulfurados, ou seja, aqueles que possuem um ou mais átomos de enxofre em sua estrutura. O alho e a cebola, por exemplo, têm grande quantidade de enxofre em sua composição. Veja abaixo a fórmula do alho.  Perceba que ela possui dois átomos de enxofre no centro:

CH═ CH — CH2 — S — S — CH2 — CH ═ CH2

Sabonete de aço inoxidavel

Sabonete de aço inoxidável

O ingrediente ativo do alho é o dissulfeto de dipropenila, que se transforma em alicina, quando cortamos ou amassamos o alho. A alicina perde seus átomos de oxigênio facilmente, se tornando dissulfeto de dipropenila novamente, o que gera o odor.

O sabonete de aço inoxidável é formado por uma liga metálica  com 74 % de aço (aproximadamente 98,5% de ferro, de 0,5 a 1,7% de carbono e traços de silício, enxofre e fósforo), 18% de cromo e 8% de níquel. Essa liga não oxida, por isso, quando entra em contato com o odor impregnado nas mãos, ele catalisa a oxidação gerada por eles, eliminando o odor.

Não é necessário ter este sabonete em casa para retirar odores nas mãos, basta esfregar algum material de aço inoxidável nas mãos, como facas, garfos, colheres ou travessas.

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *