Reações de Neutralização

Todos já devem ter ouvido falar e já devem ter estudado sobre ácidos e bases. O pH das soluções é um assunto super importante na Química. Mas você já sabe o que é reação de neutralização?

As reações de neutralização ocorrem quando se neutraliza uma solução usando ácido e base, tendo como produto final água e um sal. Os ânions OH– liberados pela base se juntam aos cátions Hliberado pelo ácido e assim formam a água. A união do ânion do ácido com o cátion da base forma o sal.

Veja o esquema abaixo:

HA + BOH → H2O + BA


ÁCIDO     BASE           ÁGUA      SAL

Exemplo de Neutralização

reacao de neutralizacao

Saiba o que é uma reação de neutralização

Uma solução é básica se seu pH for alto, e ácida se seu pH for baixo. A escala de pH vai de 1 a 14. O pH 7 indica uma solução neutralizada.

Vamos exemplificar da seguinte forma: imagine um recipiente contendo ácido nítrico, que tem pH próximo a 2,0. Conforme vamos acrescentando uma base (leite de magnésia, por exemplo, que tem pH próximo de 10,0), a solução vai aumentando o pH. Quando ela atinge o pH 7,0, que é o pH da água, dizemos que a solução está neutra.

Chamamos esta reação de neutralização total, que é quando a quantidade de ânions OH e a quantidade de cátions H+ liberados são iguais. Ela pode ser expressa pela seguinte equação:

2 HNO3 + Mg(OH)2 → 2 H2O + Mg(NO3)2


ÁCIDO         BASE           ÁGUA      SAL NEUTRO

Quando a quantidade de íons H+ liberados pelo ácido e OH liberados pela base é diferente, temos uma reação de neutralização parcial. A neutralização parcial pode se dar de duas formas:

  • Entre ácido forte e base fraca
  • Entre ácido fraco e base forte

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *