O que é a água oxigenada?

A água oxigenada é um líquido claro e viscoso não inflamável cuja fórmula química é H2O2. Isso significa que ela tem 2 átomos de hidrogênio e 2 átomos de oxigênio. O que a diferencia da água comum (H2O) é 1 átomo de oxigênio a mais. Esse átomo de oxigênio a mais torna a água oxigenada uma substância bastante instável, o que quer dizer que se ela for exposta ao ar, o átomo extra de oxigênio pode ser facilmente liberado.

Embora utilizada por profissionais em hospitais e laboratórios químicos, a água oxigenada pura é uma substância perigosa que pode lesionar a pele. Aquela água oxigenada que compramos em farmácias é diluída em água comum e geralmente contém apenas de 3% a 9% de água oxigenada, por isso não é tão perigosa.

Como é formada a água oxigenada?

O peróxido de hidrogênio tem sua produção industrial realizada através da mistura equilibrada de antraquinol e antraquinona na presença de oxigênio e hidrogeitaria.

O que é a água oxigenada?

Produção de água oxigenada

Apesar do peróxido de hidrogênio ser chamado de água oxigenada pela maioria das pessoas, eles não são a mesma coisa. A água oxigenada é a solução aquosa da substância química chamada peróxido de hidrogênio.

Quais são os usos da água oxigenada?

Há dezenas de usos para a água oxigenada. Veja a seguir os 3 usos mais comuns da substância:

Uso hospitalar

O uso mais comum da água oxigenada é o uso hospitalar. Como dissemos logo no início, quando a água oxigenada é exposta ao ar, o seu átomo extra de oxigênio é liberado facilmente, sobrando apenas água pura. Por esse motivo, ela é utilizada para a limpeza de ferimentos e para matar bactérias e vírus anaeróbicos (aqueles que não sobrevivem na presença de oxigênio) e, assim, evita infecções no local. Nesses casos, a água oxigenada tem a função de desinfectante oxidante.

O que é a água oxigenada?

A água oxigenada comprada em farmácias é diluída em água comum

Remoção de manchas de roupas

Por muito tempo, a água oxigenada vem sendo usada para remover manchas de roupas e tecidos. Seu uso não é tão agressivo quanto o da água sanitária e os resultados são ótimos. Manchas de suor debaixo das axilas, vinho, sangue, café, por exemplo, podem ser facilmente removidas. Você deve misturar uma parte de água oxigenada com uma parte de detergente neutro, aplicar sobre a mancha, deixar agir por alguns minutos e, em seguida, lavar com água fria. Caso a mancha não seja removida completamente, você pode repetir o processo até obter o resultado que deseja.

Limpezas pesadas

A água oxigenada é uma grande aliada das limpezas pesadas, principalmente em locais que possam ser berço de bactérias, como o vaso sanitário e a pia do banheiro. Utilize meia xícara de água oxigenada no vaso sanitário e 1/3 de xícara na pia. Deixe agir por meia hora e em seguida dê descarga, no caso do vaso, ou lave, no caso da pia. Você pode realizar essa limpeza a cada 15 dias.

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *