O Hidrogênio

Os balões sobem porque são mais leves que o volume de ar que deslocam. E isso acontece porque seu grande volume preenchido por um gás bem menos denso que o ar, podendo ser, às vezes, o próprio ar aquecido.

O hidrogênio é a substância mais comum do universo e sem ele não haveria vida animal. Seu símbolo químico é H, seu número atômico é 1 e seu peso atômico 1,0080. Cerca de catorze vezes menos denso que o ar, é a substância mais leve que existe. Por isso, foi muito empregado em balões. Entretanto, é também altamente inflamável, tendo provocado verdadeiras catástrofes. Assim, o hidrogênio acabou sendo substituído como gás de sustentação de aeróstatos (aeronaves mais leves que o ar) pelo hélio, gás um pouco mais denso, mas que não se inflama.

Devido a sua reatividade, o hidrogênio é raramente encontrado em estado puro na Terra. O mais comum dentre todos os compostos de hidrogênio é a água, formada por oxigênio e hidrogênio.

balao

O hidrogênio era muito usado para fazer os balões subirem. Foi substituído pelo gás hélio, que não é inflamável

O Hidrogênio na Indústria

Os compostos de hidrogênio são muito usados na indústria. O petróleo e seus derivados, por exemplo, são compostos de carbono e hidrogênio. Além da indústria que fabrica derivados de petróleo, uma das mais importantes, a de fertilizantes também utiliza hidrogênio na composição de seus produtos.

Grande parte do carvão vegetal e mineral, usados na siderurgia e na fabricação de gás, contêm compostos de hidrogênio.

O hidrogênio ocorre em duas formas naturais: a comum e outra, mais rara (o deutério), com o dobro do peso normal. Além dessas formas naturais, existe o trítio, artificial e três vezes mais pesado que o hidrogênio comum. Essas duas variedades (deutério e trítio), os isótopos de hidrogênio, são utilizadas na fabricação de bombas de hidrogênio.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *