Molécula

A união de dois ou mais átomos (em alguns casos apenas um) constitui uma molécula. Quando esses átomos são da mesma natureza, a molécula pertence a uma substância simples. É o caso da molécula de oxigênio (O2), fósforo (P4) e enxofre (S8). Se, porém, os átomos são diferentes, a substância é composta, como a da água (H2O).

Outro modo de classificar as moléculas é o que leva em consideração a quantidade de átomos envolvidos nelas. As compostas de um só átomo, como as dos gases inertes (He, Xe, Ne), são monoatômicas. As que têm mais de um átomo são poliatômicas (diatômicas, triatômicas, tetratônicas, etc.). Observando-se a forma de agrupamentos dos átomos, pode-se ainda classificar as moléculas em lineares (CO2), angulares (H2O), tetraédricas (CH4), etc.

molecula

As moléculas são a união de átomos

Macromoléculas

São chamadas macromoléculas aquelas cujo número de átomos é muito grande. Podem ser obtidas sinteticamente, como é o caso dos plásticos, que derivam de substâncias com moléculas menores como o fenol, o etileno, a ureia. Macromoléculas são também as da maioria das células vivas. O ácido desoxirribonucléico  (DNA), por exemplo, é constituído  de uma centena de átomos. Ele é encontrado nos cromossomos, sendo o responsável pela transmissão de caracteres hereditários do homem, tais como a cor dos olhos, dos cabelos, a altura, etc.

Átomos dos mesmos elementos podem formar diferentes moléculas. Isso depende do modo como ocorre a ligação química, da quantidade de átomos presentes na reação e da forma de cristalização da molécula. O carbono e o hidrogênio, por exemplo, podem se ligar para formar o metano, o benzeno, o naftaleno e toda uma série de substâncias que compõem o grupo dos hidrocarbonetos. O tipo de agrupamento dos átomos de uma molécula influi em suas características físicas, tais como a dureza, a cor e o odor. O diamante e a grafita são ambos formados exclusivamente de átomos de carbono; suas diferenças na cor e dureza decorrem da maneira como se dispõem e se ligam esses átomos.

Relacionados

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *