Melatonina – O Hormônio do Sono

A melatonina é um hormônio produzido no cérebro, e é responsável pelo sono. A glândula pineal (localizada na parte central de nosso cérebro) é a responsável pela produção da melatonina. O sono é regulado através da liberação de moléculas de melatonina.

A produção de melatonina diminui com o passar dos anos. Isto explica porque os idosos têm menos sono que um jovem. O tempo de sono normal de uma criança chega a ser o dobro de um idoso.

O Uso da Melatonina Como Medicamento

Este hormônio está presente na composição de vários medicamentos contra a insônia, principalmente para tratamentos de pessoas super estressadas, que têm muita dificuldade para dormir. O tratamento com a melatonina se mostra bem eficaz, apenas 3 mg da substância já é suficiente para que o paciente sinta os efeitos no organismo.

A Melatonina Tem Outras Funções

melatonina

Molécula de melatonina

Além de regular o sono, ela também regula a temperatura do corpo enquanto dormimos. A temperatura corporal é reduzida brandamente durante o sono.

A melatonina também é responsável por apontar o momento de acasalamento nos veados e carneiros e em alguns animais, é responsável por apontar o período de hibernação.

Curiosidade

O nome melatonina é bem parecido com melanina, que é a proteína que pigmenta a pele. Por isto, é muito comum confundir estes dois nomes. Mas além do nome, têm outas semelhanças. O dermatologista Aaron Lerner, que descobriu o hormônio do sono, em 1958, também descobriu que ele era capaz de alterar a cor das células presentes na pele dos sapos.

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *