Funções Orgânicas – Nitrogenadas e Haletos

A Química Orgânica é a parte da Química que estuda os compostos que contêm o C (carbono) em sua composição. As funções orgânicas da química podem ser divididas em três grandes categorias, as oxigenadas, nitrogenadas e os haletos.

As funções oxigenadas possuem o O (oxigênio) em sua composição. Acesse o link acima para saber mais sobre essas funções.

Todas estas funções apresentam composição química semelhante, e consequentemente, comportamento semelhante também. Vejamos a seguir as características e subdivisões das funções orgânicas nitrogenadas e haletos.

Funções Orgânicas Nitrogenadas

A característica principal do grupo de funções orgânicas nitrogenadas é a presença de átomos de nitrogênio ligado a um carbono ou cadeia carbônica. Este grupo é subdividido em outros dois: amina e amida.

Grupo Amina

Nesta função os compostos obrigatoriamente apresentam o átomo de nitrogênio ligado a radicais. São derivadas da amônia, onde um ou mais átomos de hidrogênio são substituídos por radicais. Podem ser primárias, secundárias ou terciárias, dependendo do tipo da quantidade de radicais aos quais está ligado o átomo de nitrogênio.

amina

Amina primária, secundária e terciária

 

Os compostos dessa função apresentam um característico cheiro de peixe podre e são usadas principalmente na vulcanização da borracha, fabricação de sabões e na produção de diversos medicamentos. A nomenclatura da função é feita dando ao composto a terminação -amina.

Grupo Amida

Por serem derivados dos ácidos carboxílicos, os compostos desta função apresentam o átomo de nitrogênio ligado diretamente a uma carbonila. A nomenclatura é parecida com a dos ácidos carboxílicos, mudando a terminação -ico pela terminação -amida.

O representante mais famoso e importante desta função é a ureia, um composto orgânico cristalino, incolor que tem a seguinte fórmula.

Ureia

Substância excretada pelo corpo humano

A ureia é a substância que nosso organismo secreta ao fazer o processamento das proteínas, que nada mais são do que compostos nitrogenados. A ureia constitui de 2% a 5% da composição da urina humana.

Haletos

A função dos haletos orgânicos é caracterizada pela presença de pelo menos um átomo de halogênio na molécula.

Halogênios são átomos pertencentes ao grupo 7A da Tabela Periódica: Cloro (Cl), Bromo (Br), Flúor (F) e Iodo (I). Um dos representantes da função é o clorofórmio (CHCl3), muito usado no passado como anestésico em cirurgias, mas foi substituído por causar parada respiratória nos pacientes. Devido à presença de três átomos de Cloro em sua composição, ele também pode ser chamado de Triclorometano.

O gás lacrimogêneo, também conhecido como Clorobenzilideno malononitrilo, é outro exemplo de haleto. Ele é usado pela polícia para dispersar aglomerações de pessoas, devido seu poder de causar lágrimas, tosse, irritação da pele e vômitos. Esse composto também possui o cloro em sua composição.

Outro exemplo de haleto é o DDT, abreviatura de Dicloro-difenil-tricloroetano. É um poderoso inseticida, que ficou bastante conhecido por acabar com os insetos transmissores da febre amarela, malária, tifo, etc.

Os CFC’s, sigla para Clorofluorcarbonetos, são também um exemplo de haleto. Eles são usados como propelentes em aerossóis e como líquido para refrigeração em aparelhos de ar condicionado e geladeiras.

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *