Funções Inorgânicas – Ácido

As substâncias químicas são divididas em dois grupos para facilitar os estudos: Funções Orgânicas (compostos que  derivam do carbono) e Funções Inorgânicas (compostos que não têm carbono em sua fórmula). Já falamos aqui no Cursinho Pré Enem sobre as Funções Orgânicas Oxigenadas e as Nitrogenadas e Haletos. E já falamos também das Funções Inorgânicas Bases e Óxidos. Hoje falaremos de outra função inorgânica muito importante, os Ácidos.

Os ácidos são compostos covalentes que reagem com água produzindo íon H1+, sendo substâncias altamente corrosivas, geralmente azedas, são boas condutoras de eletricidade em meio aquoso e possuem pH<7.

Podem ser classificados em hidrácidos e oxiácidos.

Hidrácidos

Os Hidrácidos são aqueles que não contém oxigênio em sua formulação. Sua nomenclatura se dá por ácido + (nome do elemento) + ídrico.

Exemplos:

  • HCl – ácido clorídrico;
  • H2S – ácido sulfídrico.

Oxiácidos

Os Oxiácidos são aqueles que contém oxigênio em sua formulação e podem ser formados pela reação de um óxido ácido com água.

Exemplo:

  • SO3+H2O = H2SO4  – ácido sulfúrico;
  • HNO3 – ácido nítrico.

Principais Ácidos

A química está presente em praticamente tudo e é muito importante entender como ela é importante em nossas vidas. Abaixo vamos listar alguns dos ácidos mais conhecidos e mais usados no nosso dia-a-dia, seja em casa ou na indústria:

Ácido  Fluorídrico (HF)

Em condições ambientes é um gás incolor e é capaz de corroer vidro quando se encontra em solução aquosa. Sua principal utilização é para fazer gravações em cristais e vidros.

Ácido Sulfúrico (H2SO4)

fertilizantes

Utilização de ácido sulfúrico na fabricação de fertilizantes

Uma das substâncias mais utilizadas pela indústria de fabricação de fertilizantes, petroquímicas de papel, baterias de automóveis e corantes. Também é uma das substâncias presentes no fenômeno conhecido como chuva ácida.

Ácido Sulfídrico (H2S)

Em forma gasosa é uma substância venenosa que é formado na putrefação de substâncias orgânicas naturais. É esta substância que caracteriza o odor dos ovos podres, por exemplo.

Ácido Clorídrico (HCl)

Este ácido faz parte do suco gástrico, sendo secretado pelo estômago. Em apresentação impura é comercializado sob o nome de ácido muriático, cuja principal aplicação é a limpeza de pisos e superfícies metálicas.

Ácido Acético (CH3COOH)

Também chamado de ácido etanoico, está presente no vinagre e é o responsável pelo cheiro característico desse produto. Ele é excretado por diversas bactérias, formando-se assim o vinagre.

Ácido Cítrico (C6H8O7)

Este ácido está presente nas frutas cítricas, como o limão e a laranja, por exemplo. É o responsável pelo sabor azedo dessas frutas.

Ácido Cianídrico (HCN)

A solução aquosa deste gás é incolor e exala um odor característico de amêndoas amargas. Por ser extremamente venenoso é o gás utilizado em execuções em câmeras de gás.

Saiba mais sobre as outras duas funções inorgânicas: bases e óxidos.

Comentários
  1. Bárbara

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *