Evaporação

A água deixada num prato irá diminuindo gradualmente. Suas moléculas escapam para o ar, formando vapor de água. Diz-se então que a água se evaporou. Isso se deve ao movimento das moléculas do líquido e ocorre a qualquer temperatura (não é preciso que alcance o ponto de ebulição). É claro, porém, que quanto maior for a temperatura do líquido, maior número de moléculas irá se desprender dele.

Quanto mais quente estiver o ar, maior será a quantidade de umidade que ele pode reter, sob a forma de vapor. A cada segundo, cerca de 15 milhões de toneladas de água em estado de condensação se evaporam da superfície da Terra, devido ao calor do Sol. A água que se evapora dos oceanos frequentemente viaja centenas de quilômetros antes de cair como chuva. Quando o ar contém a quantidade máxima possível de vapor de água a uma determinada temperatura, diz-se que está saturado. Abaixo dessa temperatura, o vapor começa a condensar-se em gotas. É o que acontece à noite com a formação de orvalho.

evaporacao

Evaporação

Umidade do Ar

Quando se fala em umidade do ar, está-se referindo à quantidade de vapor de água existente nele naquele momento. A umidade relativa é a quantidade efetiva de vapor de água no ar, comparada com a quantidade que o ar reteria, se estivesse saturado. A umidade relativa é geralmente expressa em porcentagem, e tem grande importância nos boletins meteorológicos. A meteorologia utiliza o evaporômetro para medir a formação de umidade atmosférica, isto é, a evaporação das águas no solo, rios, lagos, oceanos, etc.

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *