Condensação

Uma substância condensa-se quando passa do estado gasoso para o líquido. A mudança de estado ocorre em uma temperatura fixa (o ponto de condensação) diferente para cada substância. Quando a pressão atmosférica é normal, o ponto de condensação da água é igual a 100 grais centígrados. Frequentemente o ar fica saturado, isto é, tem muito vapor de água. Nessas condições também ocorre a condensação, em forma de gotas de água.

A Condensação Explica Alguns Fenômenos

vidro embacado

O vidro embaçado de um carro é devido à condensação

O processo de condensação é acelerado pela presença de objetos sólidos em temperaturas mais baixas. Assim, por exemplo, quando a temperatura de um corpo qualquer é inferior ao ponto de condensação da água presente no ar que o circunda, o vapor de água condensa-se sobre ele. É o que acontece nos copos ou garrafas que contêm bebidas geladas: sua parte externa fica coberta de gotículas de água. Isso também explica o embaçamento dos vidros de automóveis nos dias frios e a formação de orvalho.

Na atmosfera,as partículas sólidas, denominadas núcleos de condensação, são constituídas de cristais de sal ou de gelo e, em certos casos, de pólen das flores. Eles provocam a condensação da umidade do ar, formando, assim, as nuvens e, posteriormente, a chuva. Quando a condensação se dá próximo à superfície terrestre, ocorre a neblina.

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *