Como o oxigênio é produzido

O oxigênio é um elemento químico representado na tabela periódica pelo símbolo “O”. Em sua forma molecular e em temperatura ambiente, o oxigênio é conhecido como O2. Ele é um gás incolor que fica azul quando em estado sólido ou líquido, não tem gosto, nem odor. É comburente, ou seja, em contato com o combustível, facilita e/ou provoca a combustão. É um gás pouco solúvel em água e não é combustível. Combustível é uma substância que precisa do oxigênio, ou outro comburente para provocar a combustão.

O oxigênio é um dos elementos mais importantes – se não for o mais importante – da química orgânica, já que participa diretamente do ciclo energético de todos os seres vivos, sendo essencial para a respiração de organismos aeróbicos. Ele também é o elemento em maior abundância que pode ser encontrado na litosfera, na atmosfera e na biosfera. Aproximadamente 99,5% do nosso oxigênio é encontrado nos oceanos (litosfera), 0,49% é encontrado no ar (atmosfera) e 0,01% é encontrado em seres vivos (biosfera).

Entende-se como ciclo do oxigênio o movimento do oxigênio entre esses três principais reservatórios que acabamos de citar: a litosfera, a atmosfera e a biosfera. Esse ciclo mantém-se por processos físicos, biológicos, hidrológicos e geológicos que servem justamente para mover diferentes elementos de um reservatório para outro.

O oxigênio pode ser produzido de duas formas, veja abaixo:

Produção do oxigênio através da fotossíntese

A fotossíntese é considerada a principal forma de produção de oxigênio e é realizada por absolutamente todas as plantas que contém clorofila, além de algumas algas também. No processo de fotossíntese, sempre que há presença de luz, as plantas transformam o gás carbônico e a água em oxigênio. A fórmula da produção de oxigênio através da fotossíntese é representada por:

6CO2 + 12H2O + energia → C6H12O6 + 6H2O + 6O2

Enquanto as plantas produzem o oxigênio, elas também utilizam parte desse oxigênio produzido para sua respiração, porém, a quantidade produzida é geralmente 30 vezes mais do que a quantidade consumida.

Como o oxigênio é produzido

O oxigênio participa diretamente do ciclo energético de todos os seres vivos, sendo essencial para a respiração

Produção do oxigênio através da fotólise

O oxigênio também pode ser produzido através da fotólise. Nesse processo, a energia que é proveniente da radiação ultravioleta entra na atmosfera e decompõe água atmosférica e óxido de azoto. A fórmula da produção de oxigênio através da fotólise é representada por:

2H2O + energia → 4H + O2

Além da respiração, que é um dos principais fatores que consomem oxigênio, temos a decomposição e o desgaste químico das rochas expostas, que também são processos naturais que consomem oxigênio. Um exemplo de desgaste químico da superfície é a formação de óxidos de ferro, que chamamos de ferrugem.

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *