Aplicações da Radioatividade

Ao contrário do que muita gente pensa, a radioatividade não é somente uma coisa negativa que serve para construir armas e bombas atômicas e causar explosões nucleares. A radioatividade está presente me nossas vidas e tem muitos pontos positivos.

Radiografia

A radiografia, também chamada de Raio X, foi descoberta pelo físico alemão Wilhelm C. Roentgen, no ano de 1895. Ele descobriu uma nova forma de energia capaz de sensibilizar filmes fotográficos protegidos da ação da luz. Sua descoberta foi rapidamente usada pela medicina, e é de grande importância para diagnósticos até hoje.

radioatividade

A radioatividade usada na medicina

O paciente submetido a uma radiografia é exposto rapidamente à radiação. A pessoa fica entre o ponto de emissão da radiação e uma chapa fotográfica.

Além da medicina, a radiografia é usada  na indústria da construção mecânica e no estudo físico de metais e das ligas metálicas.

Radioterapia

A radioterapia também é usada pela medicina. É uma importante arma no combate ao câncer, devido a seu poder de destruir células. A radioterapia é empregada como feixes de radiações ionizantes capazes de destruir células cancerígenas.

Esse tratamento pode ser usado para acabar com o câncer ou minimizar os sintomas da doença, evitando o crescimento do tumor.

Juntamente com a radioterapia pode ser feita uma cirurgia ou uma quimioterapia, para aumentar a chance de cura. A radioterapia consiste em feixes radioativos que agem diretamente nas células tumorais, sem atacar células normais próximas. As células tumorais são mortas devido a inativação de seus sistemas vitais ou por incapacidade de reprodução.

Esterilização de materiais

Como já foi dito, a radiação tem o poder de destruir células, ou seja, pode matar também microrganismos. Por isso, a radioatividade é muito usada na esterilização de materiais cirúrgicos, soros e alimentos. O processo não deixa vestígios de radiação, por isso é bem seguro. Além disso, este tipo de esterilização é vantajosa por não submeter a calor, que pode danificar materiais e alimentos.

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *