Ácidos Graxos

Os ácidos graxos são componentes orgânicos, por apresentarem carbono e hidrogênio em suas moléculas. É um ácido carboxílico (COOH) de cadeia alifática. São solúveis em água, e são formados por quebras de gordura.

São importantes reservas de energia para o organismo. Os ácidos graxos são considerados gorduras boas, já que ajudam a combater o mau colesterol, por isso devem estar incluídos na dieta do ser humano. São encontrados em gorduras animais e óleos vegetais. Podem ser monoinsaturadospoliinsaturados, ou saturados.

O ácido graxo poliinsaturado é chamado de ácido graxo essencial, pois é muito necessário para o nosso organismo, e não é sintetizado por ele, somente as plantas o sintetizam. O ácido linolênico (ômega-3), é um ácido graxo essencial. Ele é encontrado em grande quantidade nos peixes (especialmente o salmão) e óleos de peixe. O ácido linoléico(ômega-6), presente nos óleos vegetais (soja, milho, girassol), também é um ácido graxo essencial. Já o ômega-9 é produzido pelo nosso organismo.

Funções dos Ácidos Graxos

Sua principal função é manter a quantidade gordura no sangue controlada. Mas também são importantes na coagulação do sangue, no controle da pressão arterial, no controle de inflamações e também ajudam o sistema imunológico a funcionar bem. Ou seja, sua presença no organismo é fundamental.

Ácidos Graxos Saturados

acidograxo

Molécula de um ácido carboxílico (ácido graxo)

São encontrados em forma sólida em temperatura ambiente. São as famosas gorduras saturadas, presentes na banha, bacon, toucinho, manteiga, leite integral, creme de leite, ovos, carne vermelha, chocolate e gorduras sólidas. Em excesso este tipo de gordura causa a elevação do mau colesterol e pode causar doenças, como entupimento das artérias.

Ácidos Graxos Monoinsaturados

Este tipo de gordura contribui para a diminuição do mau colesterol, e está presente no abacate, nozes, azeite de oliva e nos óleos de canola e de amendoim.

Ácidos Graxos Poliinsaturados

No óleo de girassol, óleo de milho, óleo de soja,  óleos de peixe e também em oleaginosas como a amêndoa e a castanha, encontramos ácidos graxos poliinsaturados, também chamados de ácidos graxos essenciais, pois são importantes para o nosso organismo.

 

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *